Um deles, publicado no periódico científico Inflammatory Bowel Diseases, avaliou quase 3 mil pacientes portadores dessas doenças e constatou que é muito comum a ocorrência de sintomas intestinais como diarreia e dor abdominal durante a Covid-19.
Já o outro, publicado no American Journal of Gastroenterology, apresenta dois casos de adolescentes que eram saudáveis, mas tinham histórico familiar de doenças inflamatórias intestinais. Eles desenvolveram a doença de Crohn após a infecção pelo coronavírus.
“Sabe-se que o coronavírus infecta o trato gastrointestinal, tanto que é comum os pacientes manifestarem sintomas como diarreia e náusea”, explica o gastrenterologista Rafael Ximenes, do Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia.
“A Covid-19 pode ser, sim, um gatilho para a exacerbação dos sintomas em quem já tem a doença inflamatória”, complementa. No entanto, ainda segundo o especialista, não é possível afirmar que o coronavírus seja o único responsável pelo desenvolvimento da doença em pacientes até então saudáveis.
“Não podemos excluir a possibilidade que essas pessoas desenvolveriam a doença no futuro de qualquer forma”, diz Ximenes.

