Na quinta-feira (16), Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, o Google anunciou diversos novos recursos de acessibilidade que foram, ou estão sendo, implementados nos aplicativos e serviços da companhia, tanto no Android quanto no desktop.
A empresa destaca que suas novas funcionalidades para acessibilidade foram desenvolvidas em parceria com pessoas com deficiência.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Atualizações baseadas em IA no Android
Entre as novidades de acessibilidade, a Google anunciou algumas atualizações baseadas em inteligência artificial para apps e recursos do Android.
O Lookout é um app para o Android que permite que pessoas cegas ou com baixa visão obtenham informações sobre a área ao redor delas por meio da câmera do celular.
O Lookout vai permitir encontrar objetos específicos com a câmera do celular.Fonte: Google/Reprodução
Agora, foi liberado um recurso em fase beta, que permite encontrar objetos e locais específicos, como uma mesa ou banheiro. Ao encontrar o que o usuários deseja, o app informa a direção e a distância.
Frases sem texto no Look to Speak
O Look to Speak permite selecionar frases pré-escritas que são pronunciadas em voz alta no celular. A nova funcionalidade adiciona a possibilidade de selecionar frases a partir de emojis, símbolos e imagens. Dessa maneira, pessoas de diferentes culturas podem manter uma comunicação mais fluida.
O Look to Speak ganhou um recurso para selecionar frases por meio de emojis, símbolos e fotos.Fonte: Google/Reprodução
Acesso liberado ao Project Gameface
O Project Gameface é uma plataforma de “mouse sem mãos” voltada para jogos no Android. Ela permite que usuários com pouca mobilidade possam controlar objetos na tela com comandos básicos do mouse, mas usando os movimentos da face.
A partir desta semana, os desenvolvedores poderão acessar o Project Gameface via GitHub para criar novas aplicações baseadas na tecnologia.
Novos recursos de acessibilidade no Maps
Para o Maps, o Google liberou globalmente a orientação por voz e o Lens com leitor de telas em todos os idiomas suportados no Android e iOS. O recurso permite encontrar locais específicos numa região, e obter instruções detalhadas para chegar até eles.
As informações de acessibilidade também ficaram mais completas no Maps para desktop, com ícones de “cadeirante” nos locais habilitados. Outra novidade é a Auracast, que oferece assistência auditiva, e pode ser adicionada nos perfis dos estabelecimentos por seus administradores.
Fonte: Tecmundo