A fintech brasileira Nubank chegou a um novo patamar no mercado nacional. De acordo com dados do Banco Central (BC), a companhia agora é considerada o terceiro maior banco do país em quantidade de clientes.
O feito foi registrado graças a um relatório do BC sobre as reclamações sobre essas instituições. No documento, consta também a quantidade de clientes de cada um e isso confirma que o Nubank ultrapassou o Itaú nesse quesito durante o quarto trimestre de 2024.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Nesse documento de reclamações, o Nubank ficou no final da lista — o que é algo bom, já que teve poucas ações registradas e procedentes de acordo com o cálculo do Banco Central. Neste quesito, PagBank/PagSeguro, Inter e C6 Bank foram os piores ranqueados. O relatório completo pode ser consultado por meio deste link.
O ranking de bancos com mais clientes no Brasil
O ranking do BC leva em conta duas bases de dados: o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Eles consolidam os dados a partir de um sistema que evita a contagem dupla de correntistas.
Vale lembrar, entretanto, que esses números costumam ser diferentes do que é divulgado pelas próprias instituições. Cada empresa do ramo conta com métricas próprias para calcular a quantidade de clientes, levando em consideração apenas correntistas ativos e classificando ou não empresas do mesmo grupo.
Veja abaixo a lista, ordenada em ordem crescente de clientes:
- 15. Ame Digital — 16,6 milhões;
- 14. 99Pay — 21,8 milhões;
- 13. Neon — 25,1 milhões;
- 12. BTG Pactual/Pan — 25,7 milhões;
- 11. C6 Bank — 31,5 milhões;
- 10. PagBank/PagSeguro — 32,7 milhões;
- 9. Inter — 35,1 milhões;
- 8. Mercado Pago — 60,1 milhões;
- 7. PicPay — 60,2 milhões;
- 6. Santander — 68,8 milhões;
- 5. Banco do Brasil — 78 milhões;
- 4. Itaú — 98,5 milhões;
- 3. Nubank — 100,7 milhões;
- 2. Bradesco — 109,1 milhões;
- 1. Caixa Econômica Federal — 154,1 milhões.
De acordo com o Nubank, que não divulga as métricas de contagem próprias, a instituição já ultrapassou os 110 milhões de clientes no Brasil. O marco dos três dígitos foi atingido em maio do ano passado, quando ela virou a primeira plataforma bancária digital a alcançar este marco fora da Ásia.
Fonte: Tecmundo