O futuro do Xbox: Microsoft fala sobre novidades de games e serviços

A última E3 (a de 2021) foi um período muito marcante para a marca Xbox, com o anúncio de diversas franquias novas, games empolgantes para os fãs e diversos anúncios que tornaram a apresentação a melhor do evento – e possivelmente uma das mais memoráveis da indústria como um todo.

Todo ano, antes do evento principal do Xbox, a Microsoft envia à imprensa um vídeo com diversos figurões da companhia comentando sobre o momento atual e o que a empresa espera para o futuro da marca. No briefing virtual, Phil Spencer e outros executivos disseram suas perspectivas pelo que está por vir e comentaram sobre a diversidade, acessibilidade e até a empolgação com novos jogos, como Starfield.

O discurso dos líderes do Xbox é pregar os valores que a marca acredita, como aumentar a diversidade na empresa e nos jogos do catálogo do console (o que inclui investir pesado em títulos first party) e, principalmente, trazer novas audiências com o xCloud, o que nos leva para nossa primeira novidade.

A

xCloud disponível em TVs Samsung (sem precisar de console)

Não é de hoje que a Microsoft comenta e flerta com a ideia de criar um ambiente para gamers que não dependa de um console dentro de casa. A partir do dia 30 de junho, todos os modelos 2022 e além das TVs Samsung vão ter o Xbox App no Gaming Hub, permitindo aos usuários jogarem diversos títulos do xCloud em seus televisores sem a necessidade de um videogame de mesa.

Basta baixar o app, conectar a sua conta do Game Pass Ultimate e conectar um controle Bluetooth, que pode ser do próprio Xbox ou diversos outros, incluindo o DualShock 4 ou o DualSense do PlayStation.

A

Apesar de necessitar de uma assinatura, vale lembrar que Fortnite foi recentemente adicionado ao catálogo sem a necessidade de pagar uma mensalidade (ou seja: se quiser testar o serviço, basta acessar diretamente o Fortnite).

Inicialmente, o app do Xbox com o xCloud estará disponível em TVs Samsung modelo 2022, mas a Microsoft também comentou que quer formar novas parcerias com outras marcas de televisores no futuro. Além disso, a companhia revelou que dois novos países estarão compatíveis com o xCloud: Argentina e Nova Zelândia (e já vão se beneficiar do app na TV).

Novidades para jogadores de PC

Se você é um dos que joga no PC com Windows 11 ou aproveita o PC Gaming Pass, tem coisa boa vindo no futuro. Desde o lançamento do novo sistema operacional, a companhia já tem implementado recursos interessantes, como o Auto HDR do Xbox e o DirectStorage, mas há mais coisas chegando.

De acordo com a Microsoft, há quatro principais recursos sendo testados: melhorias em games rodando no modo janela, um app de calibragem para HDR, um widget do Game Pass para retomar jogos que estava jogando anteriormente e a Controller Bar, que permite controlar diversas coisas no PC com um controle.

  • Otimização para modo janela: aprimora a latência e garante acesso a outros recursos, como Auto HDR e VRR (Variable Refresh Rate);
  • App de calibragem de HDR: para quem tem monitores com HDR, o aplicativo vai ajudar a calibrar a sua tela e garantir imagens melhores;
  • Widget do Game Pass: uma forma de descobrir novos jogos e retomar de onde parou seus games anteriores;
  • Controller Bar: quem nunca conectou seu PC à TV e teve que ficar navegando com o teclado e mouse só para lançar seus games? A ideia é que essa nova barra automaticamente apareça quando você conectar um controle Bluetooth, garantindo acessar atalhos e realizar algumas funções diretamente pelo joystick.
A

Microsoft Edge com aprimoramentos nos games

Apesar de o navegador não ser a ferramenta mais relacionada a games quando pensamos sobre ele, a Microsoft também comentou que o Edge terá recursos interessantes. Entre eles está o Clarity Boost, que melhora a qualidade de imagem em jogos do xCloud, uma nova seção de games dedicada a notícias e guias para jogos e muito mais.

Outras novidades legais está uma aba para jogar títulos clássicos, como Paciência, Asteroids (do Atari), Jewel e diversos outros. E, por fim, a companhia também comentou que toda vez que o jogador rodar um game em seu PC, o Edge vai reduzir o consumo de recursos para não atrapalhar na jogatina.

A

Project Moorcroft é uma das estreias para o futuro

Quem aí já participou de uma BGS ou outro eventos de games e jogou diversos jogos que estavam no chão da feira, ouviu dicas do desenvolvedor ao seu lado e teve a chance de entender a proposta do que estava jogando? Infelizmente, a pandemia nos privou bastante disso e a Microsoft quer criar uma solução muito bacana.

Project Moorcroft quer colocar demos e builds em estágios mais iniciais de desenvolvimento no Xbox Game Pass para que as pessoas possam jogar e passar feedbacks para a equipe de criação do título. É uma chance de aproveitar games novos e ajudar o time a melhorar seu produto.

A

Contudo, ainda há uma vantagem para os desenvolvedores: os jogos que estrearem no Project Moorcroft serão recompensados financeiramente, além da chance de ter mais visibilidade para seus projetos. O Moorcroft está previsto para estrear em 2023.

O presente do Xbox

De acordo com Phil Spencer no briefing virtual para o pré-show, a divisão do Xbox se encontra em um momento muito bom de software e hardware. Spencer disse que está feliz com a fatia do mercado que os consoles Xbox estão no momento (e considera um grande feito todo o esforço de a equipe lançar dois consoles simultaneamente) e diz estar contente com as notas e prêmios que os games do ano passaram receberam, como Age of Empires IVHalo Infinite e Forza Horizon – além de gostar da diversidade de gêneros dentre esses jogos.

Outro ponto levantado pelos executivos é como o PC Game Pass está crescendo: segundo Phil Spencer, o PC Game Pass cresceu em 300% desde o ano passado, um número impressionante, mas que, de acordo com o chefe do Xbox, ainda está longe da meta alta que ele espera que a plataforma se torne no futuro.

A

Por falar em PC, Spencer comentou como a empresa quis quebrar a barreira de jogos no PC e oferecer soluções por lá, como a Microsoft Store e um serviço para jogadores de computador. Jerret West comentou posteriormente que a equipe está sempre ouvindo o feedback dos fãs e planeja melhorar a distribuição digital dos games por lá, assim como trazer melhorias. Um dos exemplos citados foi o trabalho em tornar o download de games mais rápido na plataforma.

Atualmente, o ecossistema Xbox tem mais de 100 milhões de jogadores e a Microsoft quer continuar a ter diversidade de conteúdo e jogadores, que têm todas as idades e usufruem em diferentes plataformas, algo que a companhia prega em trazer acessibilidade, seja com a nuvem ou com recursos para integrar pessoas PCD.

A

Segundo Phil Spencer, a empresa também busca diversificar o que há dentro de casa, trazendo culturas e pessoas diferentes que agregam valor às tomadas de decisões, algo que é público e a Microsoft apresenta dados, mostrando o progresso – e o que não evoluiu também, de acordo com o próprio chefão, que diz: “não é sobre o destino, é uma jornada. Uma jornada para melhorar”.

Além disso, para criar um ambiente seguro e evitar pessoas tóxicas que não condizem com os valores da empresa, a divisão do Xbox tem trabalhado com outros setores da Microsoft para impedir conteúdos ruins e bloquear mensagens de ódio usando IA (muitos dos conteúdos ruins sequer chegam aos jogadores).

O futuro do Xbox

O presente está sendo um sucesso, mas o que vem pela frente? De acordo com Phil Spencer, é manter a estratégia atual e focar em investimentos no xCloud (e Game Pass) e em jogos first party, algo que pode ser bem animador para a comunidade fã da marca. Um dos jogos que o chefão mais está empolgado, inclusive, é Starfield.

O xCloud tem sido uma das grandes novidades da companhia nos anos recentes e, segundo os dados do briefing virtual, há muitos jogadores novos na plataforma do Xbox por conta da acessibilidade em mais dispositivos. Ashley McKissick, uma das executivas, revelou até que há planos para que o xCloud funcione com mais jogos que os jogadores já têm ou que comprarem (desde que eles sejam compatíveis com a nuvem e assinantes Ultimate), evoluindo o modelo atual que somente títulos do Game Pass possam ser jogados por lá.

A

Atualmente, o Xbox está expandindo o xCloud para TVs e também para dois novos países: Argentina e Nova Zelândia. Para comportar cada vez mais jogadores no ecossistema, Ashley disse que a Microsoft está investindo na capacidade dos servidores e em tecnologias que vão reduzir o tempo de loading para entrar na jogatina em nuvem.

A ideia é continuar evoluindo o que tem dado certo, que é ter múltiplas soluções para diferentes públicos, estejam eles no PC, consoles, TVs ou dispositivos móveis, como celulares e tablets. O que Phil Spencer quer projetar para o futuro, para os próximos 20 anos de Xbox, é uma plataforma que agregue ainda mais usuários e chegue à casa do bilhão de jogadores.

E a exclusividade de jogos da Bethesda e Activision-Blizzard?

Dois grandes feitos na história do Xbox são as compras de gigantes da indústria: a Bethesda e a Activision-Blizzard. Isso levantou muito debate entre os fãs da marca se jogos que eles amam agora se tornariam exclusivos da Microsoft. A resposta é: depende.

Matt Booty, o head do Xbox Game Studios, disse no briefing que “a última coisa que queremos fazer é pegar uma franquia com fãs ao redor do mundo tirar isso delas”, dando de exemplo Minecraft que, mesmo depois de a Mojang ser adquirida pela Microsoft, não se tornou um jogo exclusivo.

https://youtube.com/watch?v=pYqyVpCV-3c%3Fstart%3D0

Entretanto, alguns games serão sim exclusivos do ecossistema Xbox no futuro, tal qual vimos Starfield recentemente. Nenhum exemplo específico foi citado mas, dado o teor do comentário de Matt Booty, possivelmente grandes franquias como DiabloCall of DutyFalloutOverwatch e outros exemplos podem (mas ainda de forma incerta) continuarem a ser multiplataforma.

O Xbox + Bethesda Showcase acontece no próximo domingo, dia 12 de junho, e terá diversas novidades de jogos e serviços da Microsoft. O Voxel fará a cobertura completa a partir das 13h do horário de Brasília. Além disso, haverá uma segunda apresentação na terça, dia 14 de junho, trazendo mais detalhes do que será revelado no domingo! Acompanhe o Voxel nas redes sociais e no canal do YouTube para ficar por dentro de tudo!

Fonte: Tecmundo

Compartilhe esta notícia