A OpenAI, responsável pela inteligência artificial (IA) generativa ChatGPT, anunciou nesta quinta-feira (19) a adição de um novo recurso para as versões pagas da plataforma.
Trata-se da DALL-E 3, a versão mais recente da IA generativa de imagens que também foi criada pela OpenAI. A partir de agora, é possível usar esse recurso a partir do próprio ChatGPT.
O ChatGPT agora conta com o editor de imagens DALL-EFonte: OpenAI
Com o DALL-E, basta solicitar à máquina a criação de uma ilustração via prompt de texto e aguardar o resultado. Essa descrição pode envolver desde o estilo artístico desejado até detalhes do conteúdo e esquema de cores, entre outros elementos.
Essa evolução da IA trabalha especialmente bem com comandos detalhados, já que foi treinado com ainda mais dados e ilustrações. Por motivos de segurança, ela tem um filtro que impede a criação de imagens violentas, adultas ou que propaguem discurso de ódio, com análises feitas tanto nos prompts quanto no resultado final.
Normalmente, o sistema entrega quatro variantes da imagem e é possível pedir correções pontuais em cada uma delas nos comandos seguintes. Depois, basta salvar a imagem em alta resolução para tratá-la em outros programas ou postar diretamente em alguma plataforma.
Algumas imagens que podem ser criadas no DALL-E 3.Fonte: OpenAI
Outra preocupação com a segurança também foi resolvida. O DALL-E 3 reduz a semelhança na criação da aparência de figuras públicas, como políticos e celebridades, para reduzir a chance de propagação de conteúdos falsos.
Além disso, a OpenAI também liberou um formulário para que artistas dos mais variados segmentos preencham caso queiram que futuras versões da plataforma não usem seus trabalhos para treinar o algoritmo desse gerador de conteúdo.
A cópia de estilos e traços artísticos pode resultar em violação de direitos autorais e ainda é uma questão complicada desse setor.
A incorporação do DALL-E 3 ao ChatGPT é exclusiva para os clientes dos planos Plus e Enterprise. Entretanto, é possível usar o mesmo motor de criação de imagens em um serviço gratuito: o Bing Chat, da Microsoft, que adotou recentemente a mesma plataforma em seu sistema.
Fonte: Tecmundo