A OpenAI anunciou na última quinta-feira (25) que corrigiu o problema de “preguiça” do ChatGPT relatado por muitos usuários no final de 2023. A solução chega por meio de uma atualização para a plataforma de inteligência artificial (IA) generativa, atendendo primeiro aos assinantes da versão GPT-4 Turbo.
Entre novembro e dezembro de 2023, começaram a surgir muitas reclamações sobre a demora do chatbot para concluir determinadas tarefas solicitadas pelos usuários. Na ocasião, a startup reconheceu que o ChatGPT estava preguiçoso e iria trabalhar em uma correção.
Alguns usuários se depararam com o ChatGPT preguiçoso nas últimas semanas.Fonte: Unsplash
De acordo com a desenvolvedora, o problema estava sendo causado pelo comportamento imprevisível da tecnologia e a falta de atualizações. Dessa forma, a IA generativa começou a apresentar desempenho abaixo da média em alguns casos, podendo não responder por completo a todas as perguntas feitas.
Com esta atualização mais recente, a tendência é que o bot utilize menos atalhos e diminua a quantidade de falhas enquanto tenta responder às solicitações, como explicou a OpenAI. O update inclui outras melhorias que ajudam a tornar a plataforma mais inteligente e precisa ao interagir com as pessoas.
Problema no ChatGPT pode continuar
Neste primeiro momento, o ChatGPT preguiçoso deixará de ser um problema apenas para quem utiliza o modelo GPT-4 Turbo, como informado anteriormente. Assinantes da versão GPT-4 e os usuários gratuitos do GPT-3.5 ainda não terão acesso à atualização que corrige os erros.
Assim, é possível que quem usa esses dois últimos modelos ainda continue a notar problemas relacionados às respostas preguiçosas do bot. Embora a OpenAI não tenha confirmado, especula-se que o update também será disponibilizado para as demais versões, em breve.
Trazendo uma base de conhecimento mais atualizada, o GPT-4 Turbo apresenta maior agilidade para a realização de tarefas complexas, que podem ser concluídas com apenas um prompt de texto. O modelo deve lançar novas funções para os assinantes em breve.
Fonte: Tecmundo