A OpenAI estaria planejando aumentar o valor da assinatura do ChatGPT Plus ainda em 2024, com a taxa mensal ficando US$ 2 mais cara, mas o preço deve dobrar nos próximos cinco anos. Detalhes sobre as estratégias financeiras da empresa estão em documentos obtidos pelo The New York Times, revelados na sexta-feira (27).
No momento, assinantes da versão mais avançada do chatbot alimentado por inteligência artificial generativa pagam US$ 20 por mês, o equivalente a R$ 108 pela cotação atual. Com o aumento proposto, a taxa deve passar para US$ 22 ou um pouco mais de R$ 119 na conversão direta.
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A versão paga do ChatGPT é mais rápida e atualizada, oferecendo vários benefícios para os assinantes.Fonte: Unsplash
Mas os aumentos não vão parar por aí. De acordo com o relatório, é provável que a assinatura da IA generativa custará até US$ 44 (R$ 238) com os reajustes planejados para os próximos cinco anos, o que representa o dobro do valor que deve entrar em vigor até dezembro.
Ainda não se sabe se a OpenAI irá disponibilizar diferentes níveis de assinatura para atender quem não pode pagar mais caro, alternativa para evitar perdas quando a taxa alcançar o reajuste mais alto. A versão paga do ChatGPT inclui o modelo de linguagem mais avançado, interpretação de arquivos e plugins que potencializam as habilidades da IA, entre outras melhorias.
Custos elevados
Os aumentos no valor da assinatura do ChatGPT Plus planejados para os próximos cinco anos são justificados pelos altos custos que a empresa tem para manter o bot inteligente funcionando. Segundo a publicação, os gastos com a infraestrutura de treinamento da IA chegaram a custar US$ 700 mil (R$ 3,8 milhões) por dia.
Com as despesas crescendo a um ritmo acelerado, a OpenAI pode ter prejuízo de US$ 5 bilhões (R$ 27 bilhões) ao final do ano, conforme as previsões mais recentes. Dessa forma, a marca tem buscado alternativas para enfrentar os desafios financeiros.
A startup pretende obter até US$ 7 bilhões (R$ 38 bilhões) em uma nova rodada de financiamentos liderada pela Thrive Capital, o que ajudaria a aliviar os cofres da marca. Ela também pode ter que fazer mudanças para otimizar os custos operacionais, conforme rumores.
Fonte: Tecmundo