A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia, deflagrou na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Defender.
A ação visou reprimir uma organização criminosa especializada na prática de diversos crimes, tais como uso de documento falso, falsificação de documentos públicos, furto mediante fraude e estelionato contra defensores públicos do Distrito Federal.
O trabalho contou com o apoio do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC) e de outras unidades policiais da PCDF. Nas diligências, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.
Com uma mulher, integrante do grupo criminoso, foram apreendidos vários documentos de identidade falsificados, cartões bancários e documentos diversos em nome de terceiros, sendo a envolvida autuada em flagrante pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público.
De acordo com o delegado-adjunto da 1ª DP, Maurício Iacozzilli, as investigações se iniciaram em agosto deste ano, logo após a prisão em flagrante de um homem pelos crimes de estelionato e furto praticados contra um defensor público do DF.
O envolvido foi condenado posteriormente pela Justiça do DF a quatro anos e nove meses de prisão. “O homem foi preso em razão de fazer uso de documentos falsos para efetivar a transferência do salário da vítima para uma conta diversa e realizar um empréstimo de R$ 80 mil, ocasionando um prejuízo de R$ 100 mil”, explica o delegado. Cumpridas as formalidades legais, a autuada foi recolhida à carceragem da PCDF, onde permanece à disposição da Justiça.