A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou, nesta quinta-feira (16), a operação interestadual “Sextorsion”. O objetivo era desarticular uma associação cibercriminosa especializada na prática da extorsão de valores sob a ameaça de expor fotos e vídeos sexuais das vítimas na Internet, caso não ocorresse o pagamento dentro do prazo fixado.
Os infratores se utilizavam de falsos perfis de mulheres atraentes nas redes sociais e persuadiam as vítimas a mandarem mensagens e imagens de conteúdo sexual (“sexting”). De posse desse material, os cibercriminosos exigiam, em troca da não divulgação do conteúdo íntimo, quantias expressivas em dinheiro, por meio de PIX ou criptomoedas (ativos virtuais).
Em razão disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Patos de Minas, no interior de Minas Gerais, com o apoio operacional da Polícia Civil de Minas Gerais. Na cidade mineira, foram identificadas três pessoas envolvidas, sendo duas do sexo masculino ( 24 e 31 anos) e uma do sexo feminino (27 anos).
Um grande material encontrado com os infratores será periciado pelo Instituto de Criminalística, para o aprofundamento e continuidade das investigações. A vítima residente no Distrito Federal que deu origem a investigação possui 68 anos.