A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou, nesta sexta-feira (24), a Operação Cobre Sujo, para dar cumprimento a três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. A ação tem o objetivo de desestruturar uma quadrilha envolvida em crimes de associação criminosa e furto qualificado de cabos de energia e de transmissão.
Segundo a delegacia, outros integrantes desse grupo criminoso já haviam sido presos no dia 2 de março deste ano, quando foram flagrados furtando aproximadamente 500kg de cabos de energia e de transmissão. Na ação de hoje, durante a segunda fase da operação, um integrante foi preso na região da Vila Planalto/DF e outro na cidade de Santa Rita de Cássia, interior da Bahia.
O indivíduo identificado como Dorivaldo Ferreira dos Santos é considerado foragido.
A operação Cobre Sujo faz parte de um protocolo estabelecido pela Polícia Civil do Distrito Federal e pela Secretaria de Segurança Pública, que tem como intuito específico a implementação de ações que visem combater os crimes de furto e receptação de cabos de energia e de transmissão. A ação dos envolvidos tem por objetivo específico a extração ilícita do metal denominado cobre.
Caso condenados, os investigados podem ser responsabilizados por até 10 anos de reclusão.