O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com a Polícia Militar (PMDF), realizou mais uma edição da Operação Sossego, desta vez em Ceilândia. A ação, na noite de terça-feira (11), teve objetivo principal de retirar de circulação motocicletas com descarga livre ou com silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.
Durante as duas horas de operação, foram abordados 250 motociclistas. Dos 50 testes de etilômetro realizados, quatro motoristas foram autuados por alcoolemia. Além disso, foram identificados 15 condutores inabilitados e flagradas seis Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas.
A fiscalização também detectou irregularidades em escapamentos de 33 veículos e modificações indevidas nos sistemas de iluminação de oito automóveis. Ao todo, 13 veículos foram removidos por diversas infrações, e 32 autuações adicionais foram aplicadas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo com o escapamento irregular é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.
Destaques
Uma motocicleta foi apreendida com mais de R$ 60 mil em débitos de multas, principalmente por excesso de velocidade. O veículo acumulava 357 infrações registradas no prontuário.
Durante a mesma operação, agentes de trânsito foram acionados por um motorista de ônibus, que relatou que um passageiro estava cometendo atos obscenos dentro do veículo, que estava cheio de outros passageiros. Imediatamente, os agentes pararam o ônibus e solicitaram o apoio da Polícia Militar. O homem foi preso em flagrante pelos policiais militares e conduzido à 15ª Delegacia de Polícia.
*Com informações do Detran-DF
Fonte: Agência Brasília