Opinião: 13 passos para uma pele bonita e saudável

13 de junho de 2022 480 visualizações
Postado 2022/06/13 at 12:09 PM
 Polina Kovaleva/Pexels
  • Hidratar a pele com alguns cremes contendo vitamina ‘E’, óleos naturais, produtos que tenham componentes que previnem doenças e inflamações.
  • Procurar não ficar exposto ao sol entre 10 e 16h do dia, pois os raios solares são mais intensos neste horário.
  • O protetor solar deve permanecer na rotina de cuidados com a pele mesmo em dias frios, e mesmo que você não saia de casa. Afinal, os raios UVA têm o poder de passar por nuvens e pelos vidros das janelas de nossas casas e carros. Lembre de utilizar diariamente protetor solar FPS acima de 30 nas áreas do corpo expostas ao sol, repassando a cada 3 horas uma camada generosa.
  • Beber bastante líquido, água é fundamental, se tiver dificuldade abuse de chá, suco, sopa, e alimentos ricos em água. Alimentos ricos em água e sais minerais também são os melhores companheiros de quem busca a hidratação de dentro pra fora. A lista com os principais inclui abobrinha, água de coco, alface (90% do seu peso é água), brócolis (ponto também para as fibras), espinafre (94% da sua composição é água), melancia (92% da sua composição é água), morango (90% água), pepino (com a medalha de ouro do mais rico de água: 96% da sua composição) e tomate.
  • Usar spray de água termal com frequência, também ajuda na hidratação, pois é rica em minerais e oligoelementos como cálcio, magnésio, ferro, sílica e zinco. O zinco, por exemplo, é importantíssimo para a integridade de nossa pele e auxilia no processo de cicatrização. Já a sílica tem ação anti-inflamatória e calmante para a pele.
  • Fazer uso de chapéu, boné, camisa de manga longa com proteção UV.
  • Trocar o sabonete em barra pelo líquido, de preferência com hidratantes da sua composição.
  • Esfoliar a pele, no máximo uma vez por semana ou a cada 15 dias, de preferência com um esfoliante corporal que combine um óleo em sua fórmula, finalizando o processo com hidratante.
  • Ter um sono reparador, o importante não é a quantidade e sim qualidade do sono.
  • Manter uma alimentação equilibrada e saudável, evitando alimentos químicos, processados, embalados, dando preferência a alimentos naturais. Açúcar e tudo que se transforma em açúcar envelhece mais rápido a pele, pelo processo de glicação nas células. Existem exames que te mostram intolerância alimentar, assim poderá evitar os alimentos que te inflamam cronicamente. Invista num cardápio rico em legumes, hortaliças e frutas que neutralizam os radicais livres e por sua vez previnem o envelhecimento precoce da pele, como laranja, mexerica, limão e cenoura.
  • Procurar regularmente o médico para avaliar os níveis hormonais e vitamínicos no sangue.
  • Fazer exercícios físicos, faz bem para todos os seus órgãos.
  • Manter o equilíbrio corpo, mente, espírito. Cuide do seu corpo físico, mas não esqueça de ter uma mente tranquila e relaxada e fortalecer a sua Fé.

📞 (61) 3965-8151
📱 (61) 99833-7979

📍 SHLS 716 (Centro Clínico Sul – Torre II) – Sala T207 (Piso da praça).
Asa Sul, Brasília – DF

Responsável técnica: Dra. Sanny França Pedrosa Tavares
CRM-DF 11801
RQE 3129

@drasannytavares

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar