Uma moradora de Vicente Pires teve uma visita inusitada de um ouriço em sua casa. O animal silvestre apareceu na região nesta terça-feira (4). Segundo relatos da proprietária à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), ela achou que se tratava de um porco espinho. Mas, após a análise do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) foi comprovado ser um ouriço.
As imagens feitas pela equipe de resgate mostram que os policiais utilizaram luvas de segurança para retirar o filhote, já que o animal apresenta espinhos espalhados pelo corpo. O ouriço pigmeu africano foi resgatado pela equipe da BPMA e levado ao Centro de Triagem e Reabilitação (CETAS/IBAMA), lá deve ser acompanhado por um veterinário.
Apesar da semelhança, o ouriço e o porco espinho são espécies diferentes. O ouriço é menor e possui espinhos pequenos também. A PMDF reforça que manter animais selvagens como esses sob posse é um tipo de crime.
“Importante ressaltar que no Brasil comercializar, criar, reproduzir ou transferir essas espécies de animais silvestre/exótico, é considerado uma pratica ilegal pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)” , complentou a corporação.