O outono começa oficialmente nesta segunda-feira (20), às 18h25, no Hemisfério Sul. A previsão para o início da estação no Distrito Federal é de chuva a qualquer hora do dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, o outono na capital marca a transição do tempo quente e úmido para frio e seco, que é característico do inverno. “Nas primeiras semanas, a estação ainda tem sinais do verão, como o tempo mais chuvoso e a temperatura alta”, afirmou.
O especialista diz ainda que as chuvas devem começar a cessar apenas em maio, período em que o tempo pode começar a ficar mais seco.
“Em maio, começa aquele período mais frio. Tudo isso é característica do inverno, que inicia em junho”, afirma.
Equinócio de outono
Na segunda, acontece o equinócio de outono, um fenômeno natural quando o dia e a noite têm a mesma duração. A partir daí, os dias ficam mais curtos e o Hemisfério Sul vai esfriando, pouco a pouco, para a chegada do inverno.
Durante um equinócio, nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol — com isso, os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios. Assim, a duração da luz do dia é, teoricamente, a mesma em todos os pontos da superfície da Terra. Daí o nome equinócio, palavra derivada do latim, que significa “noites iguais”.
Fonte: G1