Pão de forma e o bafômetro: alimento pode comprometer teste do etilômetro

Após a divulgação de uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor sobre o teor de álcool em 10 marcas ou variações de pães de forma, as redes sociais foram tomadas por dúvidas e desinformação. Um dos questionamentos foi sobre a direção e o teste do bafômetro depois do consumo de pão. 

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox), os níveis de álcool encontrados em alimentos deste tipo não são suficientes para resultar um teste concreto e positivo no bafômetro, que mede a quantidade de álcool somente do sangue. Assim, não sendo um risco à direção. 

“Estudos de toxicocinética realizados pela SBTox demonstram que os valores detectados seriam eliminados rapidamente pelo organismo, não alcançando concentrações sanguíneas que comprometeriam a capacidade de dirigir tampouco detectados em exames de sangue e de bafômetro com finalidade legal”, explicou o CFF.

O caso divulgado pelo Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO), em que um teste do bafômetro deu positivo depois do consumo imediato de duas fatias de pão, não representa o estado de uma pessoa alcoolizada. O que o aparelho detectou não foi a taxa de álcool no sangue, e sim os resíduos presentes na boca ou hálito do indivíduo pelo pouco tempo de consumo. 

Em casos de consumo imediato de pão ou outro alimento que possua álcool, o recomendável é que a equipe de trânsito aguarde de cinco a dez minutos para fazer um segundo teste a fim de confirmar que não há um volume de álcool considerável no sangue para liberar o motorista.

Pesquisa: “Tem álcool no seu pão de forma”

A pesquisa, publicada neste mês de julho, evidencia que seis de dez marcas de pães estão com os teores de álcool acima dos 0,5 mg permitidos pela legislação em outros produtos alcoólicos. A distribuição de álcool levantada seguiu a classificação abaixo:

Fonte: Proteste. 

Dentre esta classificação, se for considerado o consumo de duas fatias de 50g cada, as marcas Visconti, Bauducco e Wickbold 5 Zeros aparecem como as mais prováveis de serem detectadas no teste do bafômetro. A marca Visconti, por exemplo, foi a utilizada no vídeo do Detran-GO. 

TAGGED:
Compartilhe esta notícia