Papel das ouvidorias na defesa dos direitos humanos é tema de debate

15 de março de 2022 7 visualizações
Postado 2022/03/15 at 3:01 PM
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Na próxima sexta-feira (18), a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da Controladoria-Geral do DF que gerencia as ouvidorias do GDF, realizará o evento híbrido sobre o tema “O papel da Ouvidoria na defesa dos direitos humanos”. O encontro presencial será realizado no auditório do Museu do Corpo de Bombeiros Militar do DF, a partir das 14h30. Já a transmissão ao vivo será pelo canal da TV Controladoria DF no YouTube.

Em 2022, o foco da Ouvidoria-Geral do DF será a acessibilidade do cidadão aos canais de atendimento. Por isso, no dia do evento será firmado um acordo entre a Controladoria-Geral do DF e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência.

No encontro também haverá um bate-papo com a presença do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF e da Ouvidoria do Ministério Público do DF e Territórios sobre o tema do evento, considerando que o GDF tem buscado olhar para a Agenda 2030 e para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável como norteadores de suas políticas. Ao final também haverá apresentação das iniciativas premiadas no 6° Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública.

O evento marca o Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março, e destaca a importância do trabalho realizado por ouvidores e suas equipes, responsáveis por tratar todas as manifestações registradas pelos cidadãos do DF.

“A ouvidoria é a principal porta para que o cidadão participe ativamente do GDF. É por esses canais que ele solicita providências e informações, realiza denúncias, reclamações e elogios e queremos tornar esses canais cada vez mais fáceis de se utilizar, pois nos importamos com a participação da população”, afirma o controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Martins.

Para se ter uma ideia, durante a pandemia (entre março de 2020 até 11 de março de 2022) foram recebidas mais de 7 mil manifestações sobre irregularidades relacionadas ao descumprimento das regras vigentes em relação ao combate do coronavírus. Tais informações ajudaram o DF Legal a realizar o trabalho de fiscalização.

“Esse é só um exemplo de como a participação do cidadão pode ajudar o GDF a prestar um serviço mais adequado às necessidades da população e com mais qualidade”, pontua a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.

Veja abaixo a programação do evento da próxima sexta-feira (18).

Imagem: Divulgação Controladoria-Geral do DF

Serviço

Debate “O papel da Ouvidoria na defesa dos direitos humanos”
– 18 de março, a partir das 14h30
– Local do evento presencial: Museu histórico do Corpo de Bombeiros Militar do DF – SAIS – Área especial 4 lote 05 Complexo ABMIL, SPO
– Para os participantes do evento presencial é importante confirmar a presença pelo endereço: https://forms.gle/QoK3MaJpzoFBAoV57
– Transmissão online pelo canal da TV Controladoria DF no YouTube
– Mais informações: www.cg.df.gov.br


*Com informações da Controladoria-Geral do DF

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo

Navegue