Péricles é dono de alguns dos maiores clássicos do pagode e do samba. São quase 40 anos de carreira e incontáveis horas em cima do palco. Para quem ama os gêneros musicais, ele é praticamente unanimidade.
O cantor desembarca em Brasília, neste sábado (21), para dar o ponta pé inicial na 3ª edição do projeto “Pagode do Pericão“. São três horas de show, com grandes hits do pagode dos anos 1980 e sucessos de artistas como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, além dos próprios sucessos.
A turnê estreia em Brasília e passa por 11 cidades. O g1 conversou com Péricles sobre a ligação do músico com a capital federal, o show e a relação com os palcos após quase quatro décadas de carreira (veja vídeo abaixo). Ele disse que não pensa em aposentar tão cedo.
“O palco, além de ser o lugar mais democrático, é o melhor lugar que tem. É onde eu consigo compartilhar as energias. Eu não me sinto estacionado. Cada vez que puder, eu quero aproveitar esse momento no palco. Pra mim, é prazeroso demais. Eu me sinto muito em casa”, diz Péricles.
‘Pagode do Pericão’
O “Pagode do Pericão” entra na 3ª edição, em uma turnê nacional que passa por Brasília e mais 11 cidades. Mesmo que estar sob os holofotes não seja novidade para o cantor, Péricles se diz “apavorado e ansioso” com o início da série de shows.
“Eu quero que seja maravilhoso. Brasília merece tanto essa troca de energias. A gente vai estar cantando, extravasando, comemorando as boas energias”, diz o músico.
Para ajudar a animar o público em Brasília, Péricles recebe no palco Ferrugem, Xanddy Harmonia, e Israel e Rodolfo.
“É muito gostoso poder compartilhar com esses grandes amigos. Vai ser emocionante ter todos os três, esses grandes artistas, comigo para dividir o palco”, diz Péricles.
Amor por Brasília
Péricles se apresentou duas vezes na capital este ano. Para o músico, a relação com a cidade é de amor, e a escolha para abrir a turnê tem como objetivo retribuir o carinho que recebe dos fãs.
“Quando a gente vai começar um projeto, a gente tem que buscar os marcos zero para poder começar bem. Nada mais justo que começar em Brasília. [A cidade] tem uma importância imensa na minha vida pelo carinho que eu recebo toda vez que eu chego aí”, diz o cantor.
Para Péricles, três músicas representam bem a capital: Eu te amo, Já deu certo e Céu lilás.
“Brasília é um lugar central que manda energia boa para todo mundo. ‘Céu lilás’ diz que cor lilás no céu é sinal de coisa boa. O entardecer de Brasília, o mundo precisava ver, porque é a coisa mais maravilhosa que tem”, conta Péricles.
Pagode do Pericão 
Quando: sábado (21)
Horário: a partir das 16h
Local: Orla da Concha Acústica
Ingressos: a partir de R$ 110, pelo site
Fonte: G1