PF desarticula grupo que criou central telefônica para aplicar golpes bancários em servidores públicos no DF

Segundo investigação, quadrilha ligava para vítimas simulando atendimento de banco para conseguir senhas dos clientes. Uma 'central de informática', de onde partiam as ligações, foi encontrada.

4 de maio de 2024 71 visualizações
Postado 2024/05/04 at 8:54 AM
Foto: Divulgação/PF

Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), uma operação para desarticular um esquema criminoso que criou uma central telefônica para aplicar golpes bancárias em servidores públicos. Durante a tarde, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Brasília.

A PF identificou a existência de uma central de informática de onde partiam as ligações telefônicas simulando o atendimento de uma instituição bancária. Do local, os criminosos orientavam os servidores públicos para que desinstalassem e, depois, reinstalassem os aplicativos do banco.

Dessa forma, o grupo conseguia as senhas dos usuários e ficava com o dinheiro das contas. No local onde foi realizada a busca e apreensão, a Polícia Federal encontrou ainda um “roteiro” sobre como a fraude deveria ocorrer.

Roteiro usado por grupo criminoso que aplicava golpes contra servidores públicos — Foto: Reprodução

Operação Data Fur foi autorizada pela 15ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal. Os envolvidos podem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático, previsto no Código Penal, com pena de até 4 anos de reclusão.

Como garantir a segurança das contas bancárias❓

g1 separou dicas fornecidas por seis bancos que atuam no país para garantir a segurança. Em comum, as instituições alertam que as instituições não ligam e nem mandam mensagens solicitando:

❌ Digitação ou fornecimento de dados pessoais, senhas, chaves de segurança e tokens

❌ O recolhimento de cartões bancários em sua residência, mesmo que inutilizados

❌ A instalação de aplicativos

❌O acesso a links de sites, de aplicativos ou de mensagens

Dicas para não cair em golpes financeiros

  • Nunca abra e-mails/mensagens com links de contatos de bancos, sorteios ou supostos arquivos que pareçam suspeitos;
  • Sempre confirme os dados do pagador e do beneficiário antes de pagar um boleto e, se houver algum erro, não efetue o pagamento;
  • Nunca aceite ajuda de estranhos quando estiver utilizando seu cartão/mobile e nunca deixe que os peguem;
  • Nunca entregue cartão para terceiros, e caso ocorra esta situação, sempre confira se o cartão devolvido é realmente seu;
  • Ao realizar uma compra com seu cartão, verifique o valor antes de digitar a senha e confirmar a transação;
  • Desconfie de contatos por aplicativos de mensagem solicitando dinheiro, pagamento de boletos ou transferências. Ligue por vídeo para o contato antes de realizar qualquer transação;
  • Para deixar o WhatsApp mais seguro, mantenha sua foto visível apenas pra seus contatos e ative a confirmação em duas etapas. É só ir em Ajustes ou Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar;
  • No caso de perda ou roubo do cartão, entre em contato imediatamente com a central de atendimento do banco ou com agência mais próxima para solicitar o bloqueio/cancelamento do cartão;
  • Não armazene nem compartilhe fotos ou dados do cartão e lembre-se de que senhas são pessoais e intransferíveis;
  • Use senhas fortes. As melhores são compostas por letras, números e caracteres especiais (#, &, %, @, *, ! , $);
  • Crie senhas diferentes para cada tipo de cadastro pessoal e troque periodicamente suas senhas;
  • Ative o alerta de notificação de compras do cartão de crédito pelo aplicativo para receber os avisos por push ou por mensagem;
  • Evite acessar informações confidenciais ou financeiras em redes públicas. Faça as transações bancárias somente em ambientes seguros;
  • Mantenha o antivírus sempre atualizado em todos os seus dispositivos.

Tipos de golpes

  • Golpe do falso contato ou central telefônica: criminoso liga como se fosse funcionário do banco, afirma que houve uma transação errada e pede dados bancários da vítima.
  • Golpe da clonagem do WhatsApp: vítima recebe uma mensagem pedindo dinheiro emprestado ou envio dos dados bancários de alguém que acredita ser conhecido, mas não é, já que o acesso do WhatsApp deste contato foi roubado.
  • Golpe do motoboy: vítima recebe ligação de uma pessoa se passando por funcionário do banco que pede para confirmar uma compra. No entanto, quando a vítima nega que fez alguma transação, o criminoso afirma que o cartão foi fraudado e pede os dados bancários e diz que vai buscar o cartão.
  • Golpe da liberação de dispositivo: criminoso pede que a vítima tire foto do terminal de atendimento com o QR Code ou código de liberação e a pessoa invade o dispositivo mobile da vítima.
  • Golpe do phishing: criminosos criam sites falsos, que imitam bancos, e clientes acessam e fornecem dados bancários. Páginas falsas são colocadas em e-mails ou em sites de busca.
  • Golpe do site/link falso: links com promoções milagrosas são enviados para as vítimas.
  • Golpe do boleto: páginas de sites falsos criados para atualizarem/emitirem boletos onde as vítimas fornecem dados bancários.
  • Golpe do falso leilão: criminosos enganam os consumidores com anúncios de automóveis com preços bem abaixo do mercado, em sites de leilões falsos e as vítimas colocam os dados.
  • Golpe do falso anúncio de mercadoria: O criminoso cria anúncio falso em páginas de redes sociais ou de sites de vendas online e insere anúncios falsos de mercadorias a venda. O golpe se concretiza quando a vítima transfere o dinheiro.
  • Golpe do falso empréstimo: os golpistas fazem anúncios com ofertas tentadoras em redes sociais se passando por instituições financeiras de crédito rápido. Após o contato da vítima é solicitado o pagamento de uma taxa para a liberação do empréstimo.
  • Golpe do depósito vazio: golpista entre em contato com alguém que tenha algum anúncio para venda de um produto em sites de compras pela internet ou redes sociais. Inicia uma negociação e simula o depósito do valor inserindo no caixa eletrônico um envelope vazio. Encaminha então a foto do comprovante do depósito. Como a verificação bancária pode demorar algumas horas a vítima acredita que o depósito foi realizado e entrega o produto.
  • Golpe do “posso ajudar?”: o golpista aborda pessoas com dificuldades nos caixas eletrônicos fingindo auxiliar nas transações e trocam o cartão e/ou realizam transações bancárias nas contas das vítimas.
  • Golpe da troca de cartões: é realizado principalmente no comércio. Os golpistas que trabalham como vendedores ficam de olho na senha enquanto o cliente usa a maquininha para pagamento. Depois da transação, trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Devolvem um cartão parecido, mas que não é o do cliente.
  • Golpe da maquininha quebrada: O golpe acontece principalmente em serviços de entrega de comida por delivery. O golpista cobra um valor maior do que seria o pagamento utilizando uma maquininha de cartão com o visor quebrado ou danificado.

O que fazer se for vítima de fraude ou golpe❓

Entre em contato com o banco ou a agência mais próxima o mais rápido possível. É recomendado também registrar ocorrência policial.

Para registrar uma ocorrência policial, acesse o site da Delegacia Eletrônica para registro online ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.

Se o celular for roubado, além dos dois primeiros passos, avise sua operadora, troque todas as senhas das redes sociais, aplicativos, e-mail, cancele os cartões e altere as senhas.

Fonte: G1 DF

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