O comando da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Distrito Federal (PRF-DF) passou por uma mudança inédita. Pela primeira vez, uma mulher assume a chefia da gerência regional. A escolhida, nesta segunda-feira (22), foi a servidora Adriana Mancilha Pivato.
A decisão de trocar Igor Ramos partiu do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Antes de ser nomeada para o cargo, Adriana já atuava na PRF. Ela está há 18 anos no meio.
Dentre as atividades na corporação, desde 2006, Adriana transitou no Núcleo de Operações Especiais (NOE/MS), na Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF), no Núcleo de Educação Corporativa (NEC/CE) como chefe substituta e a frente do Projeto Estratégico do Centro Nacional de Estudos em Segurança Viária, da Diretoria de Operações (DIOP).
Esta não é a primeira vez que Adriana se destaca, a agora superintendente foi também pioneira ao concluir o Curso de Operações de Controle de Distúrbios Civis (COCD) no início da carreira na PRF. Ela se formou em 2007 como instrutora e geriu cursos internos de 2020 e 2021 do Curso de Formação Policial.
Anterior à PRF, ela trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e auxiliou em diversas missões internacionais como na COP21, em Paris; na 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York; na Missão da Paz no Haiti e na Cúpula do grupo de países emergentes, BRICS.
Histórico da nova superintendente
Adriana Mancilha Pivato é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui especialização e pós-graduações nas seguintes áreas:
- Atividades motoras (especialização);
- Treinamento desportivo (pós-graduação);
- Educação transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas (pós-graduação).