O corredor exclusivo para ônibus que passará por cima do Túnel de Taguatinga está quase pronto para entrar na fase de acabamento. Cerca de 80% da via já passou pelo processo de imprimação, um banho de piche que antecede a instalação do revestimento. O trabalho está protegido por mais de 400 metros de lona.
A pista do BRT, sigla emprestada do inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido), será toda feita de pavimento rígido, o mesmo material usado nas seis faixas de rolamento do túnel. É um revestimento feito com placas de concreto de cimento Portland (CCP), recomendado para vias de tráfego pesado por conta de sua resistência.
Apesar de levarem o mesmo tipo de acabamento, a preparação da base no corredor exclusivo é diferente daquela feita nas faixas do túnel. “Na pista do BRT, o solo compactado recebe uma camada de brita graduada”, explica o engenheiro Eduardo Guimarães. “Em seguida, os operários entram com o concreto compactado a rolo (CCR), mistura de brita com cimento em cima da qual será feita a concretagem.”
Já nas pistas do túnel, o revestimento é instalado sob uma laje de fundo, componente que tem importante função estrutural na obra. Isso porque a construção foi feita usando a escavação invertida, técnica em que paredes e teto são construídos antes que a passagem subterrânea seja aberta. “São as lajes de fundo que travam as paredes do túnel para que elas fiquem bem firmes”, comenta o engenheiro civil José Alfredo Aguiar.
Fonte: Agência Brasília