Plano de vacinação infantil intensifica imunização dos escolares

5 de fevereiro de 2022 424 visualizações
Postado 2022/02/05 at 12:04 PM
Desde 16 de janeiro, a Secretaria de Saúde está vacinando amplamente o público infantil e continuará até que seja alcançado todo o público-alvo | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Para intensificar o esforço de vacinação contra a covid-19 das crianças em idade escolar, as secretarias da Saúde e da Educação desencadeiam campanha com intenção de aumentar a proteção desse público e assegurar um ano letivo mais seguro, tanto na rede pública de ensino quanto na privada. A ação ocorre a partir desta segunda-feira (7) e prossegue até sexta-feira (11). Sempre no horário das 8h às 17h.

A parceria das duas pastas distritais foca a imunização das crianças de 5 a 11 anos. Por meio de ampla divulgação dos locais onde o público infantojuvenil pode receber a dose de proteção, a expectativa dos gestores é sensibilizar pais e responsáveis sobre os benefícios dessa imunização. Crianças de 5 anos e de 5 a 11 anos imunossuprimidas serão vacinadas com o imunizante da Pfizer e, de 6 a 11 anos, com CoronaVac.

“Esse planejamento, feito em coordenação com a Secretaria de Educação, visa exatamente aumentar a cobertura vacinal de nossas crianças e garantir a proteção delas, dos colegas e familiares”, reforçou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache. Ele ainda ressaltou a importância dos pais e tutores legais levarem as crianças a um dos pontos de vacinação.

A secretária de Educação, Hélvia Paranágua, reforçou que “as aulas retornam dia 14 de fevereiro, 100% presenciais, e as escolas estão preparadas para receber os estudantes com segurança, cumprindo todos os protocolos, como distanciamento social, uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel. E a vacina é uma grande aliada para aumentar ainda mais a segurança.”

O Distrito Federal está entre as unidades da Federação que mais vacinaram suas crianças. Foram mais de 80 mil doses aplicadas, que corresponde a 30% das cerca de 268 mil que integram faixa etária de 5 a 11 anos, de acordo com dados da Codepan.

Confira quais as unidades de saúde estarão dedicadas à vacinação infantil, no período descrito acima, como referência para cada uma das respectivas Coordenações Regionais de Ensino (CRE).

Desde 16 de janeiro, a Secretaria de Saúde está vacinando amplamente o público infantil, tão logo houve autorização e entrega de vacinas por parte do Ministério da Saúde. Esse processo seguirá em caráter permanente até que seja alcançada a totalidade do público-alvo dessa faixa etária.

A parceria entre as secretarias da Saúde e de Educação é para intensificar a imunização e não concorre com o processo de vacinação em andamento. Portanto, qualquer criança dessa faixa etária pode receber a vacinação em qualquer das unidades de saúde que diariamente são divulgadas pelo site da Saúde, não precisando seguir a correspondência da tabela acima.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Agência Brasília

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar