O Comando-Geral da Polícia Militar afastou o major Alexandre Bruno da Rocha do comando de Brazlândia. O militar saiu do 16º BPM para ser comandante do Centro de Treinamento e Especialização.
O afastamento foi definido após a confusão na festa de aniversário de 89 anos da cidade. A comemoração do aniversário de Brazlândia foi no dia 5 de junho e terminou em confusão entre o público e policiais militares. Diversos momentos foram registrados por moradores que estavam no local.
Durante a abordagem, os policiais usaram spray de pimenta e um deles disparou tiros próximo a outras pessoas. Nas imagens, também é possível ver um homem sendo empurrado e outro, que filmava, sendo agredido por um PM.
A PM afirmou, à época, que a ação foi para “reestabelecer a ordem” depois que participantes da festa se reuniram às margens do Lago Veredinha com carros de som, momento em que, segundo a corporação, começaram brigas e algazarras. A Corregedoria abriu investigação.
Major Bruno ficou conhecido nacionalmente em 2013, quando era capitão. Durante uma manifestação, onde pessoas caminhavam pela Esplanada dos Ministérios, ele jogou gás lacrimogênio nas pessoas e em jornalistas que cobriam o evento. Para as câmeras, falou que agiu dessa maneira “porque quis. Pode ir lá denunciar”.
Por Elijonas Maia