Onze pássaros silvestres foram apreendidos em uma casa em Samambaia, no Distrito Federal, nesta quinta-feira, 14. Entre os animais, estava um exemplar de Pintassilgo-da-Venezuela, espécie rara e ameaçada de extinção, classificada no apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES).
Policiais militares, integrantes do Grupamento de Operações do Cerrado (GOC – BPMA), faziam patrulhamento quando viram as gaiolas na varanda de uma residência. A multa inicial só pela apreensão do Pintassilgo-da-Venezuela é de R$ 5 mil reais.
Foram apreendidos seis pássaros da espécie Baiano, um Coleirinho, dois Golinhos, um Pintassilgo, um Pintassilgo da Venezuela, sete gaiolas e um alçapão para captura de aves.
Os policiais lavraram dois termos circunstanciados por crime ambiental de criação irregular de aves da fauna silvestre (art 29 da Lei 9.605/98). Os suspeitos serão chamados a responder judicialmente pela criação irregular.
As aves, que aparentam bom estado físico, serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) para reintegração ao ambiente natural.