A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor, deflagrou na manhã desta quinta-feira (1⁰/02), em Goiânia, a segunda fase da Operação Ação Controlada. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, em desfavor de integrantes/simpatizantes da “Torcida Esquadrão Vilanovense – 8° Comando – Região Oeste”.
Durante as buscas, a equipe policial verificou que os alvos da operação se envolveram em uma ação violenta, no dia 29 de janeiro, ocasião em que emboscaram um torcedor do time adversário, que estava com a família, e machucaram a companheira e a filha criança do casal.
TORCIDA ORGANIZADA
No cumprimento das diligências, um dos investigados foi preso, em flagrante, pelo crime de receptação de uma motocicleta produto de roubo, além de serem apreendidos diversos aparelhos celulares e vasto material ligado a torcida organizada, o que possibilitará o fechamento das investigações.
Na primeira fase da operação policial já haviam sido presos, em flagrante, três indivíduos, bem como apreendidos três adolescentes, que foram surpreendidos no dia 18 de outubro de 2023 com diversas armas brancas, tais como paus, barras de ferro, pedras e bombas caseiras, no exato momento em que atacaram torcedores ligados ao time adversário, que se encontravam em um ponto de ônibus durante deslocamento para uma partida do Campeonado Brasileiro da série “A”.
GEPROT
O Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot), criado no início de abril de 2023, através da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) e a Superintendência de Inteligência, busca centralizar as investigações, monitorar ações, investigar os crimes e interagir com demais órgãos, clubes e federações de futebol do estado, visando à repressão dos delitos praticados contra o torcedor.
Fonte: Agência Cora Coralina