Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Civil do DF, por meio do trabalho de investigação da equipe da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) e apoio da Polícia civil do Estado de São Paulo (PCSP), deflagrou a Operação Boletos. A ação visa coibir a ação de grupo criminoso especializado na prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo. Os suspeitos estão envolvidos em outras ocorrências de estelionato também em São Paulo, Sergipe e na Bahia. De acordo com as investigações, os criminosos, utilizando-se de aplicativo de mensagens ou ligações telefônicas, enviavam mensagens para as vítimas, passando-se por instituições financeiras em que tais vítimas possuem empréstimos variados, geralmente com parcelas em atraso.
Após serem seduzidas por supostas renegociações vantajosas, as vítimas eram direcionadas, muitas vezes, a sites falsos ou recebiam boletos com recebedor diverso do real credor da vítima. As investigações tiveram início no segundo semestre de 2021, com o registro de cinco ocorrências policiais do DF, com prejuízo estimado de R$ 40 mil.
“Os integrantes desta organização criminosa responderão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Acredita- se que o grupo atue em vários Estados do Brasil e que haja outras vítimas no DF”, destaca o coordenador da Corf, Wisllei Salomão.