Postos de combustíveis  no DF são alvo de investigação após irregularidades

Até o momento, os postos que estão com o funcionamento irregular se encontram nas regiões da Asa Norte, Asa Sul e Taguatinga

11 de julho de 2023 363 visualizações
Postado 2023/07/11 at 7:17 PM
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Desde o início da operação nos postos de combustíveis em junho, 26 unidades foram vistoriadas no Distrito Federal (DF). Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), 33% dos 293 bicos de abastecimento verificados estavam com problemas. Até o momento, as irregularidades foram localizadas na Asa Norte, Asa Sul e Taguatinga. 

A informação foi confirmada nesta terça-feira (11) pela corporação à Atividade News. A iniciativa da autarquia tem o intuito de verificar se os consumidores estão obtendo a quantidade proporcional de combustível. Mas também, averiguar se as bombas medidoras estão conforme os termos de segurança e meio ambiente. Se for aprovada, as bombas recebem um selo de 12 meses de validade.

De acordo com o presidente do INMETRO, Márcio André Brito, o DF está carecendo de fiscalização na área. “Há aproximadamente 5 anos, a cobertura do Distrito Federal está abaixo de 50%, ou seja, a vigilância de mercado e a fiscalização não estavam acontecendo de forma periódica e isso aumentou as denúncias recebidas na Ouvidoria”, afirmou Marcos André. 

As investigações, que estão em andamento desde o dia 16 de junho, também ocorrem em paralelo com outras cidades satélites do Brasil. É o caso dos estados de Minas Gerais (MG) e Bahia (BA). As atividades devem ir até o mês de agosto. No geral, 300 postos já foram vistoriados no país. Até o momento de publicação desta matéria, não há mais atualizações de postos irregulares no DF e nos demais estados.

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar