O sonho de oficializar a união em uma cerimônia especial já tem data marcada em 2026. O primeiro casamento comunitário do ano será realizado no dia 22 de março, reunindo casais de diferentes regiões administrativas em um momento de celebração, cidadania e garantia de direitos.
A confirmação da data da primeira edição do ano foi oficializada com a publicação do Edital nº 02, de 19 de janeiro de 2026, nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial do DF (DODF). O documento, divulgado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável pelo programa, detalha as regras, os critérios de participação e as formas de inscrição para os interessados em participar da iniciativa.
De acordo com o edital, as inscrições seguem abertas até o dia 6 de março de 2026 e podem ser realizadas de forma online ou presencial. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (61) 98382-0147, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Presencialmente, os atendimentos ocorrem nos seguintes locais: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13 – Ceilândia Norte); Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9); Edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, às sextas-feiras, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Para participar, é necessário que ambos os noivos tenham 18 anos ou mais, residam no Distrito Federal e comprovem hipossuficiência de renda, conforme os critérios do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A renda familiar mensal per capita deve ser de até meio salário mínimo, além da inexistência de impedimento legal para o casamento.
Etapas do processo seletivo
A 1ª edição do Casamento Comunitário de 2026 será composta por cinco fases: inscrição, divulgação da lista de casais selecionados, entrega da documentação nos cartórios, encontro preparatório com ensaio geral e, por fim, a cerimônia civil, que será realizada em local a ser divulgado posteriormente pela Sejus.
Após a análise da documentação, os casais aptos serão encaminhados aos cartórios de registro civil indicados pela secretaria para a habilitação do casamento. Caso haja pendências documentais, os inscritos não selecionados permanecem em fila de espera para próximas edições, mediante regularização.
“Cada edição representa a concretização de sonhos e o reconhecimento do Estado na vida dessas famílias”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
“O Casamento Comunitário é uma ação de cidadania que garante direitos, fortalece vínculos familiares e promove dignidade. Cada edição representa a concretização de sonhos e o reconhecimento do Estado na vida dessas famílias”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Criado em 2021, o programa Casamento Comunitário, promovido pela Sejus, é uma política pública que garante a oficialização gratuita da união civil de casais em situação de vulnerabilidade social no DF. Desde a sua criação, mais de mil casais já foram beneficiados pelo programa. Somente em 2025, ao longo de quatro edições realizadas, mais de 400 casais oficializaram a união.
Além de assegurar a isenção total das taxas cartoriais, a iniciativa oferece aos noivos uma experiência integral, pensada para transformar o dia do casamento em um momento único e inesquecível. Os casais têm direito a vestidos de noiva e ternos, fornecidos por ateliês parceiros, além de maquiagem e cabelo, chegada em carros de luxo, cerimonial completo com passarela exclusiva, decoração especial, registros fotográficos profissionais, espaço exclusivo para fotos e uma área de alimentação destinada aos casais e seus convidados.
Casamento Comunitário – 1ª edição de 2026
Data da cerimônia: 22 de março
Inscrições até: 6 de março
WhatsApp: (61) 98382-0147
Locais: Praças dos Direitos da Ceilândia e do Itapoã, Estação Cidadania do Recanto das Emas e edições do GDF Mais Perto do Cidadão
Mais informações: www.sejus.df.gov.br ou [email protected]
*Com informações da Sejus-DF
Fonte: Agência Brasília

