Nesta quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, foi inaugurada a primeira escola indígena do Distrito Federal (DF). A aldeia sede da escola é a Teko Haw que possui em torno de 36 famílias do povo Guajajara. A abertura do projeto aconteceu por volta das 15h. No local houve apresentações culturais e vendas de artesanatos.
A comunidade, para o evento, pediu a contribuição de 1kg de alimento não perecível e o valor simbólico de R$10,00 a fim de auxiliar a escola. A Atividade News buscou a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) como se deu o desenvolvimento do projeto. Mas, até o momento de publicação desta matéria, não retornou os questionamentos.
De acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010 , a Capital Federal possuía 6.128 indígenas morando na região. Quando se trata das regiões administrativas, cinco apresentaram um maior fluxo de povos. São:
- Ceilândia (13%);
- Planaltina (8,6%);
- Samambaia (8,5%);
- Brasília (7,6%);
- Recanto das Emas (6,7%).
Em comparação com os outros estados do Centro-Oeste, o DF está na terceira colocação com a maior razão de pessoas indígenas, cerca de 2,4. Antecedido pelas seguintes unidades da federação: Mato Grosso do Sul (31,5) e Mato Grosso (17).