Procon multa oitos postos de combustíveis no DF

Ação nos postos do DF faz parte de uma operação no âmbito nacional para averiguação dos preços em todo país

Oito postos de combustíveis do Distrito Federal foram autuados pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) nesta segunda-feira, 11, por não apresentarem a tabela comparativa de preços entre os valores comercializados atualmente e o preço do dia 22 de junho de 2022. A data foi ao último dia que valia a regra anterior do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), onde não havia um teto estabelecido para a alíquota.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DPDC- MJSP), Laura Tirelli, essa comparação de preços ajuda o consumidor a entender se os valores estão de acordo com os tributos cobrados sob o produto.

A ação nos postos do DF faz parte de uma operação no âmbito nacional para averiguação dos preços em todo país.
” É o cumprimento do decreto n°1.121, editado na última semana, pelos estabelecimentos. A operação está sendo coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor e o Ministério da Justiça em parceria com o Procon de todos os Estados”, relatou diretora Laura Tirelli.

Os consumidores podem denunciar os estabelecimentos que não estão cumprindo a medida. É só acessar o site do Ministério da Justiça e preencher um formulário.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia