O cenário dos videogames pode estar à beira de uma mudança significativa com o possível lançamento do PS5 Pro, um console que, segundo especulações, poderia competir em desempenho com os PCs mais parrudos.
Conhecido nos bastidores como Project Trinity, o aparelho está sendo discutido como um potencial concorrente de placas de video de ponta utilizadas em desktops, prometendo elevar o padrão de desempenho em consoles.
Fonte: GettyImages
Melhorias do PS5 Pro
Embora a Sony tenha lançado recentemente o PS5 Slim, as especulações sobre um modelo mais potente continuam a ganhar força. De acordo com informações vazadas, a versão Pro contará com um novo nó N4P TSMC baseado em núcleos AMD Zen 2, semelhantes aos do modelo original. No entanto, espera-se que as velocidades de clock sejam aumentadas para até 4.4GHz, e a arquitetura gráfica também receberá um grande impulso.
Há divergências entre os vazamentos sobre o número de unidades de computação, alguns afirmam que haverá 60 de 64 disponíveis, enquanto outros sugerem um número um pouco menor. Se as previsões estiverem corretas, e o PS5 Pro usar 60 unidades de computação, isso poderia se traduzir em 3840 Stream Processors, uma configuração que espelha a da AMD RX 7800 XT.
Mais desempenho no Ray Tracing
Além disso, sendo baseado em um novo nó TSMC e ostentando um chip gráfico RDNA 3, o modelo poderia ter um grande salto de desempenho em cargas de trabalho com Ray Tracing. Um usuário no Resetera afirma que as melhorias de RT da próxima arquitetura RDNA 4 estão sendo implementadas na versão Pro, o que significaria um aumento significativo de desempenho em comparação com o hardware padrão.
Há especulações de que o novo aparelho possa ser lançado em novembro de 2024. No entanto, é importante lembrar que todas essas informações são baseadas em vazamentos e rumores, e devem ser tratadas com cautela até que a Sony faça um anúncio oficial.
Fonte: Tecmundo