A qualidade do ar no Distrito Federal está “ruim”, segundo medição feita pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), nesta sexta-feira (6). Durante a manhã, o céu voltou a ficar encoberto pela fumaça dos incêndios que ocorrem desde o começo da semana.
“Ainda estamos sofrendo com a fumaça (material particulado) proveniente da queima de biomassa (incêndios florestais) que ainda não se dissipou, devido às condições meteorológicas locais, fazendo com que o nosso Índice de Qualidade do Ar ( IQAr) fique classificado como ruim”, diz o Ibram.
👉🏽O maior incêndio foi na Floresta Nacional de Brasília (Flona), que teve quase metade da área destruída pelo fogo.
De acordo com o Ibram, a fumaça deve começar a se dispersar no sábado (7), com uma melhora significativa no domingo (8). “Desde que não tenhamos alguma piora nos incêndios florestais no DF e seu entorno”, diz o Ibram.
- 🟢 Boa: quantidade de micropartículas entre 0 e 40. Sem efeitos à saúde.
- 🟡 Moderada: quantidade de micropartículas entre 41 e 80. Pessoas de grupos sensíveis como crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada.
- 🟠 Ruim: quantidade de micropartículas entre 81 e 120. Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios à saúde.
- 🔴 Muito ruim: quantidade de micropartículas entre 121 e 200. Toda a população pode apresentar agravamento dos sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz, garganta, falta de ar e respiração ofegante. Efeitos ainda mais graves à saúde de grupos sensíveis.
- 🟣 Péssima: quantidade de micropartículas entre 201 e 400. Toda a população pode apresentar sérios riscos de manifestação de doenças respiratórias e cardiovasculares. Aumento de mortes prematuras em pessoas de grupos sensíveis como crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas.
‘Teste da roupa seca’
Teste da “camisa seca” foi realizado nesta sexta-feira (6) pelos apresentadores do BDDF.
A umidade do ar, que chegou a 7% na terça-feira (3), quando o incêndio na Floresta Nacional começou, segue baixa no DF. Nesta sexta, ficou em 14% na região do Gama, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60% (veja mais abaixo).
Para mostrar efeitos da baixa umidade, o Bom Dia DF fez o “teste da roupa seca” nesta sexta-feira. Uma camiseta de algodão foi colocada em um varal, na área de convivência da Globo Brasília e, em duas horas secou quase totalmente.
Incêndio na Flona
O incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Brasília por três dias — entre a manhã de terça-feira (3) e a noite de quinta (5) — queimou cerca de 50% da área total da área de preservação. O fogo foicontrolado, mas a previsão e que só deve ser considerado extinto no sábado(7), de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
👉🏽Nesta sexta-feira (6), os bombeiros atuam em um “ponto quente”, ou seja, uma área em que há chance de reignição de focos de incêndio.
De acordo com o ICMBio, 2.655 hectares de um total de 5.640 hectares foram queimados — cerca de 2,6 mil campos de futebol. O parque continua fechado e não há previsão para a reabertura.
A Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência da Polícia Federal investiga o incêndio. A suspeita é de que ele tenha sido criminoso. Três pessoas foram vistas no local pouco antes do fogo começar.
Fonte: G1 DF