A qualificação técnica dos membros da Polícia Militar foi celebrada pelo governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (23/01) durante a formatura da 47ª Turma do Curso de Formação de Oficiais – Aspirantes 2025 da Polícia Militar de Goiás (PMGO). O evento marcou a conclusão do treinamento de alto nível para 105 novos cadetes da corporação.
“Essa é a diferença da PM goiana, cada vez mais capacitada para garantir a segurança da população. Temos os batalhões mais bem preparados do Brasil”, comemorou o chefe do Executivo goiano.
Aos formandos, Caiado ressaltou que o Estado é mais forte quando a polícia está capacitada e equipada.
Qualificação técnica da Polícia Militar
“A PMGO se preocupa em qualificar militares, preparar a corporação para que cada um dos integrantes possa levar tranquilidade e paz à população”, sublinhou.
Em seguida citou dados do Ministério de Segurança Pública e Justiça, apontando que nos últimos três anos, Goiás teve uma redução de 36% na letalidade policial.
Apenas em 2024, as mortes em intervenções policiais caíram 25%, passando de 517 casos em 2023 para 387. O levantamento do MJSP mostra Goiás como um dos poucos estados a apresentar resultado positivo, enquanto dez outras unidades da federação registraram crescimento do número de mortes.
“Quando se tem a segurança implantada, em condição para os policiais trabalharem, não tem agressividade do crime e o resultado é a segurança e a baixa letalidade. Este é o caminho a ser seguido em nosso país e Goiás dá exemplo”, garantiu Caiado.
Referência
Esta é uma das maiores turmas de aspirantes da história da PMGO. Com o encerramento do curso, amplia o quadro de oficiais da polícia goiana, com profissionais treinados para assumir postos de comando, gestão e liderança.
“Chegamos a uma condição de referência, mas o Estado não pode parar. Tem de formar sempre bons profissionais, de maneira moderna, atualizada, o que é feito pela nossa academia da Polícia Militar”, concluiu o vice-governador Daniel Vilela.
A formação incluiu pela primeira vez três cursos especializados: Operações de Inteligência, Instrutor de Tiro e Comunicação Social, garantindo que os novos oficiais estejam prontos para atuar em diversas frentes.
Reforço no combate à criminalidade
“Foi um período de intensa preparação física e mental. A formação e o treinamento de alto nível são um reflexo da política do Governo de Goiás de valorizar a segurança pública,” acrescentou o comandante-Geral da PM, Coronel Marcelo Granja.
Em breve, os cadetes recém-formados estarão em operação nos 246 municípios goianos.
“Foi um curso intenso de quase dois anos e agora, junto com a tropa, vamos coordenar o trabalho de combate à criminalidade em todo estado”, salientou o aspirante a oficial, Matheus Gonçalves.
Fonte: Agência Cora Coralina