Nesta sexta-feira (25), quatro indivíduos foram presos temporariamente por envolvimento com o tráfico de drogas e agiotagem. Em meio aos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos mais de 100 kg de maconha em um dos prédios. A operação ocorreu tanto no Entorno quanto no Distrito Federal.

As cidades de Alexânia, Águas Claras, Samambaia e Ceilândia entraram na mira da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor). Além das apreensões, os integrantes tiveram as contas bancárias bloqueadas. As apurações começaram em julho deste ano.
Segundo a corporação, com a renda do comércio de drogas, o grupo emprestava dinheiro a juros abusivos para as vítimas. Se não pagassem as dívidas, as vítimas passavam por uma série de ameaças contra si e familiares. As investigações indicam que os envolvidos usavam armas de fogo para causar medo e mantinham os bens retidos até a devolução do valor.
As equipes da Draco/Decor revelaram que o esquema se aproveitava de várias empresas de fachada para a lavagem de dinheiro ilícito. Um dos líderes da associação teria assassinado outro indivíduo do mesmo grupo, ganhando ainda mais relevância. Os investigados detidos podem responder aos seguintes crimes:
- Organização criminosa;
- Extorsão qualificada;
- Agiotagem;
- Lavagem de dinheiro.
Até o momento, não há mais atualizações sobre a ocorrência. As ações junto à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) continuam com o intuito de identificar possíveis novos suspeitos e vítimas.

