O clima quente tem castigado os brasilienses. No último domingo (12), os termômetros passaram dos 35ºC no Distrito Federal e nesta segunda-feira (13), o cenário deve ser bem parecido. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),o calor deve continuar pelo menos até quarta-feira (15).
O Inmet também emitiu um alerta vermelho de grande perigo. O fenômeno ocorre em pelo menos seis estados, além do Distrito Federal. O aviso vale até quarta-feira e indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5°C acima da média por período maior do que cinco dias.
Nesse período, a umidade tende a seguir o caminho oposto e deve cair. A previsão é que o mínimo registrado para a semana chegue a 15%. Por isso, os cuidados que incluem a hidratação e a proteção solar são bem importantes.
Mesmo com o calor, o Distrito Federal ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. Até agora, o recorde de 2023 é de 36,7°C, em 24 de setembro.
Chuva
A previsão é que as chuvas só sejam registradas a partir de quinta-feira (16). Mesmo assim, ela não deve aliviar o clima tanto assim. A tendência é de tempo quente e seco durante toda a semana.