Quem são os candidatos ao Buriti?

16 de agosto de 2022 598 visualizações
Postado 2022/08/16 at 8:28 PM
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O prazo para registro das candidaturas acabou nesta segunda-feira (15) e hoje (16) começa oficialmente a campanha eleitoral de 2022. Quem já recebeu santinho no Whatsapp? Eu sim, você também? A divulgação do número, do cargo e das propostas já está permitida, é lógico, com algumas limitações.

No Distrito Federal, 12 nomes vão disputar a vaga mais alta do executivo local. Entre eles, o próprio atual governador do DF, Ibaneis Rocha, que tenta a sua reeleição. A Coluna “Café sem Açúcar” não poderia deixar de listar quais os personagens dessa corrida.

Ibaneis Rocha – MDB – O atual governador do Distrito Federal tem 51 anos e é advogado, por formação. Exerceu diversas funções na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) e presidiu a instituição por dois anos. Rocha é o primeiro governador do DF nascido na própria capital do país. Na maioria das pesquisas que foram divulgadas até o momento, encabeça a disputa.

Paulo Octávio – PSD – O empresário do ramo imobiliário de 72 anos teve seu registro de candidatura protocolado, junto à Justiça Eleitoral, uma hora e trinta minutos antes do prazo final. Paulo já foi vice-governador do DF, deputado federal, senador e governador do Distrito Federal, em caráter interino. Em janeiro de 2022, foi condenado a pagar R$ 65,4 milhões em multas por improbidade administrativa. Octávio figura como segundo colocado nas pesquisas eleitorais.

Izalci Lucas – PSDB – Contador e professor, Izalci é senador pelo Distrito Federal. Antes de chegar ao Senado, foi líder sindical, deputado distrital e deputado federal. É presidente do PSDB-DF.

Coronel Moreno – PTB – Moreno é ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope-PMDF). Ele nasceu em Brasília e o partido dele, o PTB, chegou a fazer uma contestação após ter sido incluído entre as legendas que apoiam a reeleição de Ibaneis Rocha

Keka Bagno – Psol – Keka é uma das duas mulheres que vão disputar a vaga no Palácio do Buriti. Ela é assistente social e tem 30 anos. Foi a candidata mais votada ao cargo de Conselheira Tutelar no pleito de 2019 no DF. em uma entrevista no mês passado, disse ser a favor da revogação da escola militarizada.

Leandro Grass – PV – Leandro é deputado distrital e tem 37 anos. Ele foi eleito com 6.578 votos. É a primeira vez que o nome dele figura na disputa ao Governo do DF. Sociólogo e professor, o político é autor da lei que institui o carro exclusivo para mulheres no BRT Sul.

Leila Barros – PDT – Leila tem 50 anos e começou sua carreira na política em 2015 como secretária de Esportes e Lazer do Governo Rollemberg. Antes, Barros era conhecida dos brasilienses pelo seu desempenho no esporte. Como jogadora de vôlei na Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, ela obteve duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos e uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Hoje, é senadora pelo DF.

Lucas Salles – DC – Lucas foi marqueteiro do presidente Jair Bolsonaro na campanha de 2018. Ele é publicitário e professor universitário. Salles é presidente do Democracia Cristã do DF.

Rafael Parente – PSB – Rafael é professor, PhD em educação e foi Secretário de Estado de Educação do DF. Parente também já foi Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais do Rio de Janeiro.

Renan Arruda – PCO – Renan Arruda é graduado em letras. Bancário aposentado, ele foi analista de TI no Banco do Brasil e ocupou cargo na diretoria-geral do Sindicato dos Bancários do DF. Em 2018, o PCO também lançou Renan Arruda ao GDF, mas o registro foi rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) porque a sigla teria prestado contas das eleições de 2014.

Robson da Silva – PSTU – Robson tem 52 anos, é ativista e professor de escola pública do Distrito Federal há 22 anos. Ele já foi candidato ao Senado pelo PSTU em três eleições e, agora, concorre ao GDF.

Teodoro da Cruz – PCB – Cruz tem 63 anos, é natural de Barreiras (BA), mas mora no Distrito Federal desde 1975. Ele é advogado, pedagogo e servidor público aposentado da Secretaria de Educação.

Tag
Compartilhar esse Artigo
Pesquisar