A campeã olímpica Peres Jepchirchir protagonizou um sprint (arrancada) emocionante até a linha de chegada para conquistar a vitória na Maratona de Boston nesta segunda-feira (18), enquanto seu compatriota queniano Evans Chebet dominou e venceu a prova masculina.
Com pouco mais de um quilômetro para o final, Jepchirchir disparou à frente de Ababel Yeshaneh, mas a etíope se recusou a desistir e retomou a liderança antes de a dupla batalhar ao longo de toda a reta final da corrida.
Jepchirchir, que venceu em Nova York em novembro, precisou de todas as suas energias para cruzar a linha de chegada com 2 horas, 21 minutos e um segundo, quatro segundos antes de sua adversária.
“Acima de tudo, eu estava sentindo que ela é forte, e pressionei. Eu senti que estava cansada. Fiquei atrás, mas não perdi a esperança”, disse Jepchirchir a jornalistas. “O percurso é duro, mas graças a Deus, consegui vencer a corrida”.
A também queniana Mary Ngugi terminou na terceira colocação.
Entre os homens, Chebet conquistou sua primeira grande vitória em 2 horas, 6 minutos e 51 segundos, com os compatriotas Lawrence Cherono e Benson Kipruto terminando em segundo e terceiro.
Um grande pelotão de liderança permaneceu junto por 35 quilômetros de prova antes de Chebet se afastar, garantindo uma vantagem de 18 segundos sobre Cherono, o vencedor de 2019, com pouco mais de um quilômetro para o fim da prova.
Fonte: Agência Brasil