Reajuste de tarifas em Planaltina (GO): passageiros sofrem com a precarização da frota

Na última terça-feira (16), um ônibus quebrou no meio do trajeto e outro foi depredado devido os aumentos nos preços das passagens

Os reajustes das tarifas de ônibus para Planaltina (GO) mal entraram em vigor e os passageiros já passaram por problemas com os veículos. Um vídeo que circula nas redes sociais, desde a última terça-feira (16), mostra um ônibus da linha quebrado na via em que os usuários aguardavam por suporte. O caso não é o primeiro desde que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a mudança de 12% nas tarifas. 

Fonte: Republicação de Renan Alencar

A medida assinada pelo diretor geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, acrescenta R$0,13 por quilômetro rodado dentro do trajeto. No caso, as tarifas passam a custar os seguintes valores: 

Fonte: ANTT

Segundo a ANTT, as alterações são para manter o “equilíbrio econômico” com os gastos no abastecimento, pneus e outras manutenções. “Foi preciso recompor o aumento nos componentes dos índices de reajustes, como combustível, que chegou a 48,281%; óleo lubrificante, que atingiu 49,958%; pneus, que subiu mais de 100% só em 2021”, afirmou a autarquia à Atividade News. 

O reajuste revoltou alguns passageiros que, na última terça-feira (16), também depredaram um circular. Nas imagens divulgadas por populares, é possível notar que os vidros de um ônibus de Planaltina (GO) foram quebrados. 

(imagens)

As atualizações nas tarifas foram emplacadas no mês de março, mas foram suspensas até a nova publicação desta quarta-feira (17). Confira na íntegra, a publicação divulgada no Diário Oficial da União (DOU):

TAGGED:
Compartilhe esta notícia