Rede de água pluvial e erosão consertadas no Gama

28 de março de 2022 426 visualizações
Postado 2022/03/28 at 7:21 PM
Equipes do GDF Presente precisaram quebrar o asfalto e substituir cerca de 30 manilhas de concreto já quebradas ou deslocadas pelas extensas raízes de uma árvore Ficus | Foto: Divulgação

Moradores do Setor Leste do Gama foram beneficiados por uma ação providencial do programa GDF Presente em uma via de acesso às quadras 9 e 11. Operários da Novacap fizeram a troca de 30 metros de tubulação da rede de águas pluviais, que estava entupida. O problema acabou gerando uma erosão no asfalto da entrequadra.

O dano, curiosamente, foi causado pela própria natureza. As raízes de uma árvore Ficus cresceram em direção à tubulação e causaram a obstrução da rede. Diante disso, foi necessário quebrar o asfalto e substituir cerca de 30 manilhas de concreto já quebradas ou deslocadas pelas extensas raízes da planta.

O estrago foi logo notado pela professora Yolanda Sales, 51, moradora da quadra 11, ao fazer suas caminhadas matinais. “Vi que, ao lado do bueiro, o asfalto quebrado formava um buraco que só crescia. Achei perigoso”, conta a docente. “Mas logo conseguimos o contato com a administração e os trabalhadores resolveram. Quebraram de um lado, de outro, mas já está tudo em ordem novamente. A gente agradece!”

Com a rede de drenagem prejudicada, o escoamento da água também não estava funcionando. “Tomamos conhecimento do problema e foi solicitada à Novacap uma vistoria naquele local. Além da erosão, a água estava voltando para o solo”, explica a administradora do Gama, Joseane Monteiro. “As equipes do GDF Presente logo começaram o serviço, cortaram as raízes, evitando mais problemas para a comunidade”, complementa.

Paradas de ônibus renovadas

Além dos tubos, o ponto de visitação da rede e a tampa de bueiro foram consertados pela equipe de 10 operários do governo. Um espaço de 45 m de pista foi tapado após as escavações. Segundo o coordenador do Polo Sul II do programa, Rodrigo Caverna, essa situação acontece em algumas áreas com árvores de grande porte.

“As raízes do Ficus vão se infiltrando pela terra em busca de água limpa e acabam atingindo a rede de água pluvial, criando uma ‘bucha’. Como não é possível desobstruir, a única forma é substituir os tubos”, explica. A parte leste do Gama também foi beneficiada por outros serviços do GDF Presente esta semana: o parquinho infantil foi todo limpo e capinado e dois abrigos de ônibus foram pintados e higienizados para dar mais conforto à população.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar