Uma rede de supermercados foi autuada, nesta quinta-feira (26), por suspeitas de furto de energia no Distrito Federal (DF). A investigação foi feita pela Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI) e aponta que a rede teria desviado cerca de R$ 1,1 milhão em energia. No total, a equipe de investigação encontrou irregularidades em cinco das oito unidades da rede.
De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), as unidades do Gama, Santa Maria, Taguatinga, Ceilândia e Recanto Emas tinham um sistema moderno para o desvio de energia. “Altamente sofisticado e de difícil constatação. Esses desvios ocorriam com o emprego de aparelhos temporizadores nos relógios de energia das empresas para diminuir a medição”, detalhou a PCDF à Atividade News.
Em um vídeo divulgado pela corporação, é possível ver como os “gatos” de energia eram escondidos entre as paredes dos estabelecimentos.
Os suspeitos investigados pelo esquema podem responder pelos crimes de furto de energia e estelionato. As penas de cada crime chegam a oitos anos de reclusão. Até o momento, não há mais informações sobre o andamento das apurações. As ações desta quinta-feira (26) fazem parte de uma parceria entre a PCDF e a Neoenergia. Desde setembro deste ano que as operações estão em processo.