Nesta sexta-feira (23), o foragido Carlos Santos Venâncio foi preso em Taguatinga. O acusado era investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desde que furtou uma casa, na Vila São José, em abril deste ano.
Carlos e sua comparsa, na época, arrombaram a janela da residência e furtaram duas televisões, dois computadores e eletrodomésticos. Nas imagens disponibilizadas pela 38ª DP, de Vicente Pires, é possível notar o momento em que os suspeitos colocam os pertences no carro.
Apesar do crime, apenas Carlos foi preso. A mulher que o acompanhou segue sendo procurada pela polícia. Nas buscas na casa onde Carlos estava, a PCDF apreendeu um veículo roubado, uma chave micha, um pé de cabra e outras ferramentas para agilizar o furto. Em seu celular, a polícia coletou aúdios em que o indivíduo narra como fazia os furtos.
Segundo a PCDF, não é a primeira vez que o suspeito de 33 anos comete crimes. Durante as investigações da Operação Animus Furandi , o delegado da 38ªDP João de Ataliba constatou que Carlos possui uma extensa lista de delitos.
O acusado tem uma ficha criminal extensa: 14 ocorrências policiais, 15 inquéritos, dez mandados de busca e apreensão, uma recomendação de prisão e seis alvarás de soltura judiciais. Além dos registros, Carlos usava tornozeleira eletrônica. Mas, bloqueava o sinal do aparelho com alumínio, para continuar os crimes.
Carlos, que agora cumpre prisão preventiva, foi indiciado por furto duplamente qualificado. Se for à julgamento, pode pegar uma pena de dois a oito anos de prisão. No momento, continua à disposição da Justiça.
Por Glenielle Alves sob supervisão de Larisse Neves.