RenovaDF forma mais 1,3 mil alunos

30 de março de 2022 7 visualizações
Postado 2022/03/30 at 12:26 PM
Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Cerca de 1,3 mil alunos do quarto ciclo do RenovaDF receberam diplomas de conclusão do curso de capacitação nesta quarta-feira (30). A formatura ocorreu no Ginásio do Sesi, em Taguatinga, com a presença do governador Ibaneis Rocha. A expectativa é que o programa chegue a nove ciclos e capacite cerca de 10 mil pessoas.

“Esse programa me deixa cada vez mais emocionado. A Secretaria de Trabalho e o Senai fazem um trabalho belíssimo. E vocês, que saem de casa para estudar e aprender, estão de parabéns. Isso engrandece muito não só a vocês, como a seus familiares. Queremos que esse programa seja a esperança na vida de vocês e que ele coloque vocês cada vez mais de cabeça erguida”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Por meio do programa, mais de 4,3 mil alunos foram qualificados nos quatro primeiros ciclos e até 3,5 mil vão passar por capacitação na quinta etapa, que está em andamento.

Lançado em maio de 2021 pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o programa qualifica profissionais sem ocupação no mercado em vários serviços de manutenção – de carpinteiro a jardineiro, passando por eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

“A partir de agora, os alunos formados podem se inscrever junto à Agência do Trabalhador para participar de processos seletivos. Passada a qualificação, chega a hora de buscar o emprego. No programa, seguimos qualificando pessoas e recuperando as cidades. A expectativa é que tenhamos nove ciclos até o fim de 2022”, acrescenta o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Desempregada, Sueli Silva, de 41 anos, renovou as esperanças com o programa. “Foi uma experiência muito boa; inclusive agora posso transmitir conhecimento a outras pessoas. Faria o curso novamente para aprender mais, evoluir e até abrir uma empresa de serviços. Pintei até a minha própria casa e me sinto renovada para buscar emprego”, afirma.

“Aprendi de tudo um pouco nas profissões de eletricista, jardineiro e pedreiro. Aprendi a trabalhar em equipe, e a bolsa que a gente recebe ajuda bastante. Agora vou enviar meu currículo e espero arrumar um emprego”, acrescenta o formando José Carlos Gino Filho, 31 anos.

Ao todo, dez cidades já foram contempladas pelo programa: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Arniqueira, Itapoã e Plano Piloto.

O RenovaDF desenvolve atividades de qualificação profissional em parceria entre as secretarias de Trabalho (Setrab) e de Governo (Segov), administrações regionais e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os cursos de iniciação profissional são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), com duração de 240 horas e quatro horas diárias de aula.

“No DF, temos carência de mão de obra. Um dos principais pontos que os empresários apontam é a falta de profissionais qualificados, e esse programa é um primeiro passo. A capacitação é essencial para darmos esse passo”, afirma o vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano.

Os alunos recebem capacitação  com noções básicas na área de construção civil. As aulas se desenvolvem de forma presencial, e, enquanto se qualificam, os próprios estudantes recuperam os espaços públicos da cidade. Eles também recebem uma bolsa benefício, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

“A Secretaria de Trabalho, em governos anteriores, era apenas um depósito de currículos que não iam para lugar nenhum. E na sua gestão, governador Ibaneis Rocha, nós vemos a transformação na vida de milhares de pessoas. Espero que não seja o fim de um curso, mas o início de uma vida nova para essas pessoas”, aponta o deputado Rafael Prudente.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar esse Artigo

Navegue