A Quarta-feira de Cinzas marcou a volta de todos os 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal ao funcionamento. Depois de uma pausa para o feriadão de Carnaval, o dia começou cedo nas nove unidades que servem café da manhã. Não eram nem 7h30 quando os primeiros clientes chegaram na Estrutural.
“O dia amanheceu chuvoso, bom para tomar um café quentinho”, comentou a dona de casa Maria Cristineide da Silva, 40 anos. Junto com a filha Eduarda e a neta, Dulce Maria, a moradora da Estrutural comeu cuscuz com queijo e maçã. “Estava uma delícia. A gente frequenta o restaurante comunitário quase todos os dias – a comida é gostosa e barata”.
A média diária de refeições servidas pela unidade da Estrutural no café da manhã fica em 400. No almoço, o número sobe para 1.800. “O dia da feijoada é o mais concorrido, o pessoal gosta bastante”, contou a nutricionista do restaurante, Leidiane Santana. “Procuramos fazer uma comida balanceada, com pouco sal e pouca gordura, para atender todo o tipo de público, inclusive diabéticos e hipertensos”.
O tempero das preparações fica por conta de produtos naturais e orgânicos, como cheiro verde, cebolinha, alecrim, louro e orégano. Sabor que acerta em cheio o paladar do pedreiro Edvaldo Costa, 38 anos. “Não é em qualquer lugar que consigo comer algo saudável e gostoso ao mesmo tempo”, observou o morador da Estrutural. “Meus pratos preferidos são a rosca de queijo, no café, e a carne ao molho, no almoço”.
Além da Estrutural, os restaurantes de Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina e Sol Nascente servem café da manhã por R$ 0,50, das 7h às 8h30, e almoço a R$ 1, das 11h às 14h. Já as unidades do Gama, Itapoã, Recanto das Emas, Santa Maria e Riacho Fundo abrem apenas para o almoço.
O número de refeições servidas pelos restaurantes comunitários aumentou cerca de 53% nos últimos quatro anos. Em 2019, foram 6,5 milhões, quantidade que cresceu para 7 milhões em 2020 e chegou a aproximadamente 10 milhões em 2022.
O cardápio oferecido pelos restaurantes comunitários pode ser consultado pela internet, tanto para o desjejum quanto para o almoço. Confira aqui o endereço de todas as unidades.
Fonte: Agência Brasília