Até o último domingo (4), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foi responsável por recolher 110,5 toneladas de lixo no Rock in Rio. O festival está sendo realizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e contou com mais de mil garis para realizar a limpeza do local.
Os garis atuam na gestão e limpeza de resíduos, varrendo as áreas de circulação do público, como gramados, praças de alimentação, áreas VIP, bastidores, entre outras. Mais 181 garis são responsáveis por realizar a limpeza das vias de acesso à Cidade do Rock e todas as partes externas do evento.
Além de realizar a limpeza no Rock in Rio, a Comlurb diz facilitar a reciclagem de alguns resíduos que possibilitam o processo, enviando-os para cooperativas de catadores que realizam a comercialização em parceria com empresas de reciclagem.
Os resíduos orgânicos são enviados ao EcoPonto do Caju da Comlurb, para uso em compostagem, biogás, biocombustível ou condicionador de solos. Fonte: Comlurb
Resíduos recicláveis
A intenção por trás de todo o sistema de limpeza do evento é garantir a rastreabilidade dos resíduos: desde o uso dos consumidores; passando pelo envio para as cooperativas de reciclagem; até o uso pela indústria para transformar o “lixo” em embalagens para produtos.
Do total de 110,5 toneladas de resíduos, apenas 37,8 toneladas são recicláveis e encaminhadas aos catadores, sendo 20,94 toneladas de plástico e 5 toneladas de alumínio. Após o fim da nova edição do Rock in Rio, a organização apresentará um Placar de Reciclagem para dimensionar o impacto da iniciativa — o evento está marcado para voltar na quinta-feira (8) e até finalizar no domingo (11).