Durante a CES 2025, a Samsung apresentou a nova visão “IA para Todos”, sua nova estratégia para expandir o uso de inteligência artificial por todo o ecossistema de produtos. A estratégia foi destrinchada em coletiva de imprensa da companhia aberta pelo vice-presidente, CEO e chefe de divisão Device eXperience da Samsung, Jong-Hee.
A Samsung pretende colocar inteligência artificial em várias frentes, facilitando a vida do usuário dentro e fora de casa. A plataforma é composta por um conjunto de serviços e sistemas, como o Samsung Knox, a Home AI, a One UI, o SmartThings e a One UI.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Dentro desse pacote também está o Vision AI, a abordagem da empresa que busca renovar a utilidade de telas da casa — em especial, smartTVs.
Dentro do ambiente doméstico, a Samsung pretende expandir o uso de IA com o Home AI. Trata-se de uma plataforma que personaliza serviços e rotinas para estilos de vida para famílias inteiras.
Complementando esse serviço, há o Samsung Knox Matrix, uma expansão do sistema de segurança em blockchain da Samsung que agora toma conta de dispositivos interconectados de casas inteligentes.
A lista completa de novidades inclui:
- SmartThings Energy com Flex Connect: gerenciador de energia voltado para redução de consumo;
- SmartThings Ambient Sensing: ferramenta que detecta o ambiente e gerencia dispositivos de forma inteligente;
- Melhorias no Bixby Voice: reconhecimento de diferentes vozes dentro de casa.
IAs da Samsung também fora de casa
Fora de casa, além da presença da One UI no celular, a Samsung também aposta no SmartThings Pro, uma versão do app tradicional voltada para o uso corporativo.
Nesse sentido, o padrão Matter também assume grande importância. A fabricante sul-coreana apresentou o SmartThings for Ships (“SmartThings para embarcações”, em tradução livre) que oferece recursos exclusivos para esse tipo de veículo, como o Modo Pré-navegação e o Modo Cuidado.
IA para incrementar a acessibilidade
As inteligências artificiais também tem seu valor para tornar casas inteligentes mais acessíveis. Parte do “IA para Todos”, segundo o vice-presidente do Centro de Sustentabilidade Corporativa, Inhee Chung, é o compromisso da Samsung em “criar um mundo melhor e mais inclusivo”.
O ecossistema vai sincronizar recursos de acessibilidade em eletrodomésticos. A empresa prepara ferramentas para que dispositivos sincronizem preferências de acessibilidade entre dispositivos de forma automática usando o smartphone.
No primeiro semestre de 2025, a Samsung também permitirá que a Bixby exiba conteúdo em alto contraste para facilitar a leitura por usuários com baixa visão.
Fonte: Tecmundo