Santarém já registra 42 casos de tuberculose no primeiro trimestre de 2024

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, houve uma variação nos casos da doença ao longo dos anos.

27 de março de 2024 66 visualizações
Postado 2024/03/27 at 9:45 AM
O exame é essencial para detectar a doença e iniciar o tratamento — Foto: Agência em Santarém

No mês de combate à tuberculose e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento, Santarém já soma 42 casos da doença só neste primeiro trimestre de 2024.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, Tayanne Matos, em 2020 foram diagnosticados 181 casos, seguidos por 143 em 2021, 155 em 2022, 176 em 2023 e 42 em 2024.

O médico infectologista Alisson Brandão, lembra os principais sintomas da tuberculose.
“Ela tem uma manifestação variada. Mas os três principais sintomas são a tosse persistente com duração superior a 4 semanas, febre baixa ao final do dia e a perda de peso. Mas como a doença pode afetar vários órgãos do corpo, ela pode apresentar outras manifestações além dessas”, disse.

Segundo ele, nos últimos anos o tratamento da doença avançou muito, por meio das terapias combinadas, em que o paciente precisa tomar menos comprimidos por dia dependendo do seu peso para tratar a tuberculose. Mesmo assim, existe uma alta taxa de abandono do tratamento aumentando o risco de resistência da tuberculose contra as medicações, sendo fundamental fazer um tratamento completo de 6 meses.

Anualmente, os casos diagnosticados recebem tratamento nas unidades básicas de saúde (UBS), alcançando uma taxa de cura em torno de 80%. Os 18% restantes estão em processo de tratamento, enquanto apenas 2% resultaram em óbito. Muitos desses casos ocorrem em indivíduos com comorbidades ou coinfecções, como HIV.

Fonte: G1

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar