Seca no DF: umidade chega a 17% nesta sexta-feira

Foto: Agência Brasil

Após a última quinta-feira (3) registrar o dia mais seco no Distrito Federal (DF) com umidade em 16%, a seca continua no quadradinho. Na tarde desta sexta-feira (4), a umidade chegou a 17% nas Estações do Gama e de Planaltina. A informação foi confirmada pelo meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mamedes Luiz.

Segundo o especialista, esse quadro de umidade deve se prolongar até setembro com o tempo mais quente e sem previsões de chuva. “A tendência desses picos de umidade é continuar pelo menos entre 20% a 30% não com uma queda tão brusca”, explica Mamedes à Atividade News. 

Em relação a temperatura, se espera que fique na casa dos 32ºC. O tempo quente e a falta de chuvas fazem parte do cenário do inverno na região. Com a seca, o INMET alerta para os riscos de incêndios florestais e para a saúde a partir do ressecamento da pele, olhos, boca e nariz. 

Os dados do INMET apontam que as rajadas de vento tendem a ficar entre moderado e fraco. No caso, podendo intensificar os conhecidos redemoinhos, característicos do tempo seco e sem ventos, e os incêndios. A Atividade News recebeu, nesta sexta-feira (4), registros do momento em que um redemoinho se forma no Setor Policial Sul. 

Até o momento de divulgação desta matéria, o DF permanece em alerta com a baixa umidade. O órgão sugere que os brasilienses prezem por ingerir líquidos, evitar exposição por muito tempo ao sol e buscar hidratar a pele.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia