O Distrito Federal completou, nesta segunda-feira (22), 107 dias seguidos de seca. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a região está em alerta amarelo para a baixa umidade, que pode variar entre 30% a 75%. Hoje, a previsão é que a máxima chegue a 26 ºC ao longo da tarde, mas no período da noite, a temperatura tende a cair com mínimas de 17ºC.
O INMET adianta que esse tempo, de poucas nuvens e névoas secas, deve permanecer nas próximas semanas. Até o momento, o recorde de falta de chuvas foi registrado em 1963 quando ficamos 164 dias sem nenhuma gotinha de água do céu. Uma diferença de 57 dias se comparado com o tempo de seca atual.
O meteorologista do INMET, Mamedes Luiz Melo, afirmou que esse período de estiagem está com a massa de ar seco em expansão, desde maio, na região do Centro-Oeste. O especialista também reforça que o fenômeno climático de resfriamento das águas do Pacífico, La Niña, potencializa a situação.
O La Niña será responsável por adiar o período de chuva de setembro para outubro.“É um dos motivos, no qual, a ausência de chuvas ou muito pouca chuva é esporádica. […] Mas isso não quer dizer que essa chuva não possa acontecer em algum evento em setembro. A gente não descarta essa opção”, disse o meteorologista a equipe da Atividade News.
De acordo com o especialista, as chuvas da “manga” devem acontecer em setembro. Por enquanto, o tempo continua quente e seco por causa da saída da massa de ar polar a região central. No caso, o frio prossegue nas regiões Sul e Sudeste.
Por Glenielle Alves sob supervisão de Larisse Neves