Dois dias antes do feriado de sete de setembro, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha encaminhou um documento à Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP-DF) suspendendo as férias do titular da pasta, Sandro Avelar. A medida também foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (5).
Sandro entrou de recesso no último dia 28 e terminaria o descanso no próximo dia 22 de setembro. O governador justificou a mudança “por necessidade do serviço”. O secretário foi autorizado a usufruir do restante das férias entre os dias 14 de novembro e 1º de dezembro de 2023.
Ibaneis tomou a decisão para evitar qualquer problema no feriado da Independência do Brasil, onde o executivo local e federal preparam, em conjunto, um esquema de segurança para a região central de Brasília, local do desfile cívico. A área também foi palco dos ataques do dia 8 de Janeiro.
O planejamento de segurança é para evitar evitar riscos e conter eventuais manifestações não programadas como as que aconteceram no começo do ano. Na época, o então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, havia viajado para os Estados Unidos com a família. As férias dele estavam marcadas para o período de 9 a 20 de janeiro de 2023.