O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abriu 4 mil vagas de cursos gratuitos. Ao todo, são 3.805 vagas para cursos de qualificação profissional presenciais e a distância, e 195 para cursos técnicos presenciais e semipresenciais.
As oportunidades são para pessoas de baixa renda. As inscrições devem ser feitas pelo site do Senai-DF até 11 de setembro ou até o preenchimento das vagas, que será por ordem de inscrição.
As vagas são para turnos matutino, vespertino e noturno nas seguintes escolas:
- Gama;
- Setor de Indústrias Gráficas (SIG);
- Sobradinho;
- Taguatinga.
São 47 cursos, em áreas como:
- auxiliar de manutenção eletrônica 👩💻;�♀️;
- auxiliar de manutenção eletrônica 👩💻;
- costureiro 🪡;
- eletricista industrial 💡;
- mecânico 🚗;
- padeiro 🥖;
- pintor de obras imobiliárias 🖌️.
O candidato tem direito de se inscrever em até dois cursos, desde que em turnos diferentes.
Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e estão listados no edital de abertura das vagas e na página de inscrição. Para as formações técnicas, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade e ter terminado o Ensino Médio ou estar cursando a partir da 2ª série.
Convocação e matrícula
Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail ou telefone e terão até dois dias úteis para comparecer à unidade em que o curso será ofertado para confirmação da matrícula, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 20h30.
Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal. O não comparecimento dentro do prazo estipulado acarretará a perda automática da vaga.
Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia dos seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- comprovante de escolaridade;
- comprovante de residência.
No caso de alunos menores de idade, são necessários também o RG e o CPF do responsável legal.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Fonte: G1 DF