Um esquema criminoso envolvendo servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foi alvo de uma operação nesta quarta-feira (3). De acordo com as investigações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), funcionários do órgão estariam se apropriando de veículos apreendidos pelo departamento para uso pessoal. Durante a operação desta manhã, foram apreendidos 20 motos e oito carros.
A PCDF informou que o grupo, além de beneficiar familiares, poderia estar ampliando o negócio devido a localização de um galpão de um dos suspeitos. Em uma imagem divulgada pela corporação, é possível ter a dimensão do espaço em que a maior parte das motos se encontrava.


Até o momento, a polícia não descarta a possibilidade de que os indivíduos teriam modificado os sistemas do próprio Detran-DF para que as transações dos carros e motos fossem feitas sem levantar suspeitas. Os veículos que fazem parte da apuração foram apreendidos no Detran-DF há um ano por conta de multas ou débitos. Mas, teriam sido liberados de forma irregular sem a consulta de seus reais proprietários.
“Estariam usando os bens como se donos fossem”, afirmou a PCDF. Além dos veículos, a polícia também vistoriou aparelhos e computadores dos servidores que estariam dentro do esquema. As apurações do caso continuam em aberto para identificar se houveram mais movimentações da organização. Se suspeitos forem a julgamento, devem responder pelo crime de peculato (apropriação de bens públicos ou particulares).

